Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas
Hand Album, formato que marcou o retorno do grupo, é criação brasileira desenvolvida junto a artistas
Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas
BuscarFacebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas
BuscarHand Album, formato que marcou o retorno do grupo, é criação brasileira desenvolvida junto a artistas
Igor Ribeiro
12 de agosto de 2017 - 9h01
Na quinta-feira, 10, os Tribalistas – projeto musical capitaneado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte – anunciaram seu retorno 15 anos depois do primeiro disco, com um novo EP de quatro músicas. Para o lançamento, os artistas desenvolveram junto ao Facebook e ao Spotify um novo formato que busca renovar, via smartphone, a antiga experiência de saborear um álbum como se fazia nos tempos dos CDs e LPs, quando era costume ouvir faixa a faixa, acompanhando as letras e vendo os detalhes da arte gráfica.
Chamada Hand Album, a tecnologia foi criada no Brasil a partir de uma demanda da própria Marisa Monte junto às plataformas, que convocaram engenheiros, desenvolvedores, criativos e outros profissionais para um hackathon, no início de abril. Foram dois dias e quase 30 horas em cima da ferramenta Canvas, do Facebook, com suporte de profissionais dos Estados Unidos e da Europa. “O Hand Album oferece um novo formato imersivo para que as pessoas consumam o trabalho dos seus artistas favoritos no Facebook, assim como cria uma plataforma onde esses artistas podem lançar um álbum com a visão completa do trabalho”, afirma Mark D’Arcy, vice-presidente global do Creative Shop.
Facebook apresenta sua plataforma de VOD
Para Mark, “esse é o tipo de impacto que a combinação entre criatividade e tecnologia oferece e a acreditamos que esse deve se tornar um formato popular na plataforma”. Além de artistas, a ferramenta pode ser utilizada por marcas na criação de branded content, por exemplo. O Hand Album está disponível, por ora, com quatro músicas dos Tribalistas, mas um disco completo deverá chegar às plataformas até o fim de agosto.
Leia mais sobre o Hand Album, incluindo uma entrevista com Andrew Keller, diretor global de Creative Shop do Facebook, na edição 1773, de 14 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra