Facebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
Plataforma acirra concorrência no mercado de áudio e quer emplacar um novo formato de conteúdo em seus apps
Facebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
BuscarFacebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
BuscarPlataforma acirra concorrência no mercado de áudio e quer emplacar um novo formato de conteúdo em seus apps
Meio & Mensagem
20 de abril de 2021 - 16h01
De olho no desempenho do Clubhouse, que na última semana recebeu um novo aporte e foi avaliado em US$ 4 bilhões, o Facebook está se juntando a longa lista de plataformas de mídia social que ampliaram seus investimentos em áudio. Em um post feito em seu blog corporativo nesta segunda-feira, 20, a companhia anunciou planos que vão desde uma possível parceria com o Spotify até ferramentas de criação e monetização de áudios no Facebook.
Dentro desse pacote de novidades, o que mais se assemelha ao vizinho Clubhouse seria o Live Audio Rooms, salas de áudio ao vivo que poderão ser realizadas nos grupos, por perfis de celebridades e, mais adiante, no próprio Messenger. A ferramenta já está sendo testada e deve ser lançada no início do segundo semestre, de acordo com a plataforma.
Mas, para além das salas de bate-papo, o Facebook parece querer emplacar um novo formato de áudio, o Soundbites. A ideia é que o formato funcione de maneira similar ao Reels, usando apenas áudio. Segundo a companhia, os Soundbites seriam “clipes de áudio criativos e curtos para capturar anedotas, piadas, momentos de inspiração, poemas e muitas outras coisas que ainda não imaginamos”. Esse projeto começará a ser testado nos próximos meses.
Para que os clipes curtos de áudio se popularizem na plataforma, assim como fez com o Reels, o Facebook pretende disponibilizar uma ferramenta intuitiva de edição de áudio, para que seus usuários possam fazer suas criações. A ideia é que, posteriormente, também sejam criadas alternativas para monetizar esses conteúdos.
Por fim, a big tech anunciou que já nos próximos meses será possível ouvir seus podcasts preferidos sem sair do aplicativo do Facebook. A plataforma também vai auxiliar com a curadoria de episódios e podcasts recomendados a partir de seus interesses na rede social. Apesar de não ficar claro na publicação, a novidade reforça rumores de uma possível parceria com o Spotify.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo