Assinar

Facebook, Twitter e Orkut: cada um na sua

Buscar

Facebook, Twitter e Orkut: cada um na sua

Buscar
Publicidade
Mídia

Facebook, Twitter e Orkut: cada um na sua

Comportamento de usuário varia conforme a rede social e, portanto, relacionamento com as marcas também


11 de abril de 2012 - 3h48

As redes sociais mais populares – Facebook, Twitter, Orkut, Google+ e LinkedIn – podem até ter os mesmos usuários. Mas, quando se trata de comportamento, cada rede tem perfis bem delineados. E isso influencia diretamente a maneira como as marcas lidam com cada rede. É o que constata pesquisa realizada pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense. Essa pesquisa é a primeira de uma série que deve mapear o perfil do consumidor digital e dar aos anunciantes, agências e veículos informações sobre como lidar com o usuário do Facebook, do Twitter, do Orkut, do LinkedIn e de outras mídias sociais.

Para começar a desenhar o comportamento dos usuários dessas redes, a Hi-mìdia, rede de verticais premium do Grupo RBS, e a M.Sense, especializada em pesquisa de mercado digital, ouviram 484 pessoas em todo o País. Do total de pesquisados, 95% usam redes sociais. Entre esses, as redes mais acessadas são o Facebook, em primeiro lugar, e o Orkut, em segundo. Do total de entrevistados, 86% acessam o Facebook.

Em termos de perfil, o Facebook tem apelo fortemente baseado na sociabilidade: “É um ambiente de interação. Portanto, a marca precisa ter interatividade no Facebook. O usuário quer mostrar conteúdo para o grupo de amigos. A marca tem que levar isso em consideração”, diz o sócio-diretor da M.Sense, Bruno Malleta. Conforme a pesquisa, o Twitter é acessado por 32% dos entrevistados que vão atrás de notícias e acontecimentos (segundo 58% dos ouvidos). Em seguida, veem o Google+ (33%), LinkedIn (22%), Badoo (16%) e Sonico (10%). O Orkut é usado por 63% dos entrevistados.

Pelo critério comportamental do usuário nas redes, o comportamento das marcas nas redes pode se basear em conteúdo relevante (Facebook), promoções (Twitter) ou centrado em publicidade (Twitter). O Twitter é percebido pelo usuário como uma fonte de notícia e não precisa, necessariamente, oferecer interatividade. O perfil do usuário do Twitter é mais de espectador do que de participante. “Embora o ‘curtir’ e o ‘retweet’ sejam ferramentas similares, ambos têm diferença de status”, diz Malleta. O Orkut, embora também seja bastante acessado e mantenha-se como segunda rede na preferência do brasileiro, tem um perfil bastante distinto do usuário do Facebook: enquanto 35% acessam o Facebook no trabalho, apenas 22% o fazem no Orkut. O Facebook já é acessado por 25% dos usuários por dispositivos móveis (smartphone e tablet) e o Orkut apenas por 12%. “São diferentes tipos de comportamento”, diz o executivo do M.Sense.

“Estamos investindo em alta segmentação e autoconhecimento do consumidor online. A parceria entre a Hi-Mídia e a M.Sense é o braço de inteligência de mercado para ajudar as agências e anunciantes a entregar o melhor resultado possível de desempenho”, afirma o vice-presidente da Hi-Mídia, Marcos Garcia. Malleta, da M.Sense, ressalta que não adianta ter 1 milhão de fãs no Facebook, por exemplo, e não criar conteúdo para se relacionar com esses fãs. “Trabalhar com especialistas é fundamental, seja com agentes de conteúdo ou com agentes digitais”, diz. A rede de verticais Hi-Mídia abrange 450 sites e mais de 22 mil parceiros de mídia de desempenho e atende mais de 200 agências publicitárias no Brasil e na América Latina.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Esther Perel virá ao País pela primeira vez

    Esther Perel virá ao País pela primeira vez

    Habitué da programação do SXSW, psicóloga participará da quarta edição do Flash Humanidades, evento promovido pela Flash em 22 de maio

  • Torcidas impulsionam MRV e Stone no BBB 25

    Torcidas impulsionam MRV e Stone no BBB 25

    Marcas foram as mais citadas pelo público nas redes sociais na 12ª semana do reality, segundo relatório da Stilingue by Blip