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Mídia

Facebook vai banir anúncios políticos após eleição nos EUA

Empresa também restringe publicações ameaçadoras sobre vigília em pontos de votação


8 de outubro de 2020 - 18h28

Por Advertising Age

O Facebook está endurecendo suas regras de conteúdo sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos, que acontece no próximo mês, incluindo a instituição de uma proibição temporária de anúncios políticos quando a votação terminar.

 

Decisão ocorre após Trump pedir que apoiadores fiquem vigilantes nos pontos de votação (Crédito: Kon Karampelas/Unsplash)

A empresa anunciou uma série de atualizações na quarta-feira, 7, para se preparar para a possibilidade de que os resultados finais não sejam conhecidos imediatamente em 3 de novembro, dia da eleição. A suspensão de anúncios políticos é semelhante a um plano que o Google já adotou em um esforço para impedir que os candidatos e suas campanhas espalhem mensagens enganosas ou confusas aos eleitores. O Facebook não verifica anúncios políticos.

A rede social também tomará uma posição mais agressiva contra postagens que parecem ameaçar ou intimidar os eleitores. O Facebook já proíbe conteúdo que possa causar danos ao mundo real, mas está expandindo sua política de intimidação de eleitores depois que o presidente Donald Trump e seu filho, Donald Trump Jr., encorajaram seus apoiadores a proteger locais de votação para olhar para “atividades prejudiciais”.

“Precisamos que todos os homens e mulheres capacitadas se juntem ao exército para a operação de segurança eleitoral de Trump”, disse Trump Jr. em um vídeo publicado na internet no mês passado. “Precisamos que você nos ajudem a vigiá-los”, acrescentou, referindo-se aos eleitores democratas, partido da oposição de Trump.

O Facebook também disse que “removerá chamadas para que as pessoas se envolvam na prática de vigiar estações de votação quando essas chamadas usam linguagem militarizada ou sugerem que o objetivo é intimidar, exercer controle ou exibir poder sobre funcionários ou eleitores”. Isso inclui chamadas para se juntar a um “exército” ou ir para a “batalha”, disse Monika Bickert, chefe de gerenciamento de políticas globais do Facebook, em uma conferência com repórteres.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já declarou que não espera que os resultados estejam disponíveis na noite da eleição devido ao aumento das cédulas de correio e que a empresa está se preparando para essa inevitabilidade. O Facebook colocará um aviso no topo dos feeds de notícias dos usuários alertando-os quando as urnas fecharem e especificará que os votos ainda estão sendo contados se um candidato tentar reivindicar uma vitória prematuramente. As regras do Facebook também proíbem os candidatos de declarar vitória antes que os resultados oficiais sejam contados.

A empresa de Menlo Park, com sede na Califórnia, que tem sido atacada por se mover muito lentamente para combater a desinformação eleitoral, está aumentando seus esforços à medida que a eleição se aproxima. Na terça-feira ,6, a empresa baniu todos os Grupos e Páginas do Facebook ligados à teoria da conspiração QAnon, um movimento agressivo depois que críticos pediram à empresa para banir o grupo por meses.

**Crédito da imagem no topo: Eugenesergeev/iStock

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