Fantástico completa 50 anos com responsabilidade de manter relevância
Bruno Bernardes, diretor da revista eletrônica da Globo, avalia a evolução do programa ao longo dos anos e como a atração tenta acompanhar as transformações da sociedade
Fantástico completa 50 anos com responsabilidade de manter relevância
BuscarFantástico completa 50 anos com responsabilidade de manter relevância
BuscarBruno Bernardes, diretor da revista eletrônica da Globo, avalia a evolução do programa ao longo dos anos e como a atração tenta acompanhar as transformações da sociedade
Valeria Contado
4 de agosto de 2023 - 6h00
O Fantástico, atração dominical da Globo, completa 50 anos no ar neste dia 4. Desde agosto de 1973, a revista eletrônica busca apresentar uma combinação entre matérias aprofundadas a respeito de temas relevantes que permeiam a sociedade com pautas sobre tecnologia, esportes e entretenimento.
Conhecido como o “Show da Vida” (marca que, inclusive, batiza seu perfil nas redes sociais), o programa também se consagrou por ser um de território de estreias. Ao longo desses anos, enquanto diversos artistas aproveitam o horário nobre de domingo para estrearem singles e clipes, as marcas também apostaram no intervalo da atração para apresentarem campanhas publicitárias ao público.
Em entrevista, o diretor do Fantástico, Bruno Bernardes, avalia a evolução da atração, com a combinação de entretenimento e jornalismo ao longo dos anos, e explica como o programa encara o desafio de tentar acompanhar as transformações da sociedade. Veja:
“O Fantástico foi criado com base em um tripé que tem jornalismo, entretenimento e esporte. Desse modo, esses assuntos não podem faltar. Também temos uma linha muito forte no jornalismo investigativo. Além disso, procuramos trazer cultura e música. Por isso, a missão número um do Fantástico é fazer com que esse mix tenha relevância. No entanto, manter a relevância é um desafio porque, quando o Fantástico foi criado, há 50 anos, não existia rede social. Éramos o canal por meio do qual o público conhecia as novidades. Hoje em dia, o mundo mudou: há uma multiplicidade de fontes de informação, mas conseguimos manter a relevância pela tradição do programa. Gerações se formaram com o hábito de assistir ao Fantástico. Com isso em mente, buscamos novidades e um jeito diferente de trazer os assuntos. Sabemos que há a concorrência de todas as redes sociais, internet e da própria TV (aberta e por assinatura), mas também sabemos que o nosso diferencial no domingo é trazer aquele assunto que a pessoa viu durante a semana, de forma mais aprofundada, com recorte diferente e ângulos diferentes.”
“É natural que as pessoas usem os recursos que têm à disposição. Mas, ao mesmo tempo, o Fantástico tem essa posição consolidada de ser um programa de domingo à noite, em que as pessoas estão reunidas na sala.
Sabemos que isso tem uma força muito grande e as marcas sabem. Apesar dessa multiplicidade toda de fontes, os assuntos levantados pelo Fantástico estão sempre nos trending topics. Existe uma experiência em assistir junto e comentar junto, usando as redes sociais. Contamos com isso para trazer algo como ‘isso você vai só vai ver no Fantástico’ ou é ‘importante que você veja no domingo’. Procuramos tornar nossa pauta o mais quente possível e mais afinada e sintonizada com os assuntos do momento. Tudo isso as marcas enxergam e, por isso, e apostam no Fantástico para lançar suas campanhas.”
“Desde as origens, o Fantástico sempre esteve muito interessado nos avanços da tecnologia e da sociedade. Mergulhamos muito cedo no digital; há 20 anos já tínhamos uma apresentadora virtual, fomos um dos primeiros programas a mergulhar na internet e a pautar as discussões sobre inteligência artificial. Estamos sempre dialogando com a montagem da pauta e tem coisas que nossos produtores e repórteres trazem com exclusividade. Temos também um olhar para agenda cultural. Também vamos renovando os nossos formatos. Sobre a construção da pauta, ela começa sempre na terça-feira e já é outra na quarta-feira. Depois, muda na quinta e na sexta e vai mudando até domingo. ”
“O jornalismo vai continuar em constante transformação, acompanhando as mudanças da sociedade. Jornalismo, na essência, é isso. Vamos sempre nos transformar e incorporar os recursos e as formas para narrar as histórias que estão chegando. Temos uma vontade inata de acompanhar boas histórias. Enquanto houver histórias cativantes e necessárias e enquanto soubermos contá-las, acredito que o jornalismo não vai perder espaço, ele vai sempre ser uma necessidade da sociedade. ”
“Para comemorar o aniversário do Fantástico, a partir deste domingo, 6, vamos exibir cinco minidocumentários que vão cobrir a história do programa. Também vamos contar com os recursos de inteligência artificial no episódio 1, para ajudar a reconstituir momentos dos primeiros seis meses do programa, que foram perdidos no incêndio de 1976 (da TV Globo). Usamos esse recurso tentar reconstituir o conteúdo daqueles programas que se perderam.”
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo