Fidelidade e frequência unem os perfis mais longevos do Twitter
Assim como o rapper Kanye West, que voltou a tuitar intensamente após um ano, os maiores influenciadores da plataforma são intensamente ativos
Fidelidade e frequência unem os perfis mais longevos do Twitter
BuscarFidelidade e frequência unem os perfis mais longevos do Twitter
BuscarAssim como o rapper Kanye West, que voltou a tuitar intensamente após um ano, os maiores influenciadores da plataforma são intensamente ativos
Luiz Gustavo Pacete
23 de abril de 2018 - 7h00
Na semana passada, após quase um ano fora do Twitter, o rapper Kanye West voltou a tuitar freneticamente para o que ele intitulou de um “novo projeto que envolve a plataforma e literatura”. A volta de Kanye West reacendeu as discussões sobre os perfis que mais influenciam no Twitter. Levantamento da Airfluencers, a pedido de Meio & Mensagem, identificou que um dos principais traços das maiores contas do Twitter são longevidade e frequência na postagem, os maiores perfis existem desde 2010, 2009, 2008 e 2007.
Um dos casos mais emblemáticos da plataforma é o de Barack Obama. O então senador pelo estado de Illinois, inaugurou sua conta no Twitter em março de 2007. Na época, uma plataforma ainda restrita a early adopters. O passo de Obama rumo à interação digital antecedia as primárias do partido Democrata, no primeiro semestre de 2008, e a histórica eleição presidencial em novembro daquele ano quando o primeiro presidente negro dos Estados Unidos fora eleito.
Não se pode afirmar que Barack Obama foi o primeiro grande influenciador do Twitter, mas ele cumpriu papel importante na popularização da ferramenta. Foram centenas de matérias que ressaltaram o lado digital da estratégia de Obama. Desde então, ele não abriu mão do Twitter, como já ocorreu com muitos outros presidentes que abandonaram a plataforma após o período eleitoral. Ele não só manteve sua conta pessoal como continuou tuitando enquanto assumia o perfil oficial da Casa Branca, o @POTUS, atualmente nas mãos de Donald Trump.
Na semana passada, os boatos da suposta compra do Twitter pelo Facebook virou discussão dentro do próprio Twitter. Em várias ocasiões e, por vários motivos, seja o desempenho das ações ou a mudança de um CEO, o Twitter esteve na eminência de ser vendido.
A característica de Barack Obama na forma de usar o Twitter se conecta com muitos outros influenciadores da plataforma. De acordo com o estudo da Airfluencers, feito com as maiores contas da plataforma com movimentação nos últimos 90 dias, globalmente, Obama é o que mais impacta seus seguidores. Apesar de aparecer em terceiro lugar em relação a tamanho de base e ter criado 15,5 mil tuítes desde março de 2007, ele é o que mais gera retuítes na comparação entre as 10 personalidades com maiores bases de seguidores.
Quando o critério é influência por número de seguidores, aparece em primeiro lugar a cantora Katy Perry, com 109 milhões com uma conta criada em fevereiro de 2009. Do ponto de vista de criação de conteúdo, entre os 10 que possuem maiores bases de seguidores, quem está a frente é o cantor Justin Bieber, que produziu 30,6 mil tuítes desde o início de sua conta em março de 2009.
Donald Trump não está entre os que mais possuem seguidores, porém é o que mais gera conteúdo. O presidente dos Estados Unidos produziu, desde março de 2009, 37,3 mil publicações.
Nas contas do Brasil, o número de seguidores é bem abaixo do que os norte-americanos. Tanto que as personalidades que têm maiores bases são aqueles que já possuem notoriedade na mídia e criavam ou até replicavam seus conteúdos no Twitter para estarem presentes na plataforma.
O Airfluencers identificou que no Brasil o grande influenciador do Twitter é o jogador Neymar Jr. É o que mais possui seguidores, com 39,2 milhões é também o que mais gera retuítes e curtidas.
Em segundo lugar, no ranking entre os 10 brasileiros com maior base de seguidores, aparece Ronaldinho Gaúcho que também é o segundo em retuítes. No ranking dos que mais têm seguidores, Danilo Gentili é o que mais produz conteúdo, um total de 63,5 mil tuítes publicado desde março de 2008. Hugo Gloss não está entre os 10 maiores do Twitter brasileiro, porém é o que mais gera tuítes com 316 mil publicações desde julho de 2008.
“No Brasil a cultura que se consolidou inicialmente era o Orkut com as imagens, ícones e a liberdade para que os usuários escrevessem o quanto quisesse. Aquilo estava colado com a figura de perfil, enquanto o Twitter já era configurado a texto, com limites de caracteres. O microblog até se propagou, mas com chegada do Facebook, todos que estavam no Orkut migraram. O Twitter nem teve a oportunidade de respiro. Nos EUA, é muito cultural as redes sociais para acompanhar programas, esportes e tornando essa plataforma como replicador de conteúdo algo que, posteriormente, o Twitter assumiu no Brasil”, diz Rodrigo Soriano, CEO do Airfluencers.
Os mais influentes e longevos na plataforma no Brasil:
Neymar Jr
Desde junho de 2010
39,2 milhões de seguidores
41,1 mil tuítes
Kaká
Desde julho de 2009
30,3 milhões de seguidores
4,941 mil tuítes
Ronaldinho Gaúcho
Desde abril de 2009
17,7 milhões de seguidores
4,870 mil tuítes
Ivete Sangalo
Desde abril de 2008
16,5 milhões de seguidores
42,8 mil tuítes
Danilo Gentili
Desde março de 2008
16, 3 milhões de seguidores
63, 5 mil tuítes
Claudia Leitte
Desde junho de 2009
14,6 milhões de seguidores
51,3 mil tuítes
Marcos Mion
Desde junho de 2009
13,5 milhões de seguidores
20,8 mil tuítes
Luciano Huck
Desde maio de 2009
13 milhões de seguidores
10,7 mil tuítes
Rafinha Bastos
Desde dezembro de 2008
11,9 milhões de seguidores
32,3 mil tuítes
Sabrina Sato
Desde abril de 2009
11, 3 milhões de seguidores
43, 2 mil tuítes
Os mais influentes e longevos na plataforma no mundo:
Katy Perry
Desde fevereiro de 2009
109 milhões de seguidores
9.125 mil tuítes
Justien Bieber
Desde março de 2009
106 milhões de seguidores
30,6 mil tuítes
Barack Obama
Desde março de 2007
102 milhões de seguidores
15,5 mil tuítes
Taylor Swift
Desde dezembro de 2008
85, 6 milhões de seguidores
91 tuítes– aqui são 91 somente
Rihanna
Desde outubro de 2009
87,4 milhões de seguidores
10,1 mil tuítes
Ellen DeGeneres
Desde agosto de 2008
77,7 milhões de seguidores
16,5 tuítes
Cristiano Ronaldo
Desde junho de 2010
72,4 milhões de seguidores
3,156 tuítes
Justin Timberlake
Desde março de 2009
65,8 milhões de seguidores
3,919 tuítes
Britney Spears
Desde setembro de 2008
57,7 milhões de seguidores
5,433 tuítes
Ariana Grande
Desde abril de 2009
56,8 milhões de seguidores
40,4 mil tuítes
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra