Filme na Tela Quente e projetos especiais: as estratégias do Sistema Verdes Mares
Grupo de Comunicação localizado no Ceará, parceiro da Globo quer ampliar projetos de negócios e de conteúdo para ganhar visibilidade em âmbito nacional
Filme na Tela Quente e projetos especiais: as estratégias do Sistema Verdes Mares
BuscarFilme na Tela Quente e projetos especiais: as estratégias do Sistema Verdes Mares
BuscarGrupo de Comunicação localizado no Ceará, parceiro da Globo quer ampliar projetos de negócios e de conteúdo para ganhar visibilidade em âmbito nacional
Bárbara Sacchitiello
24 de fevereiro de 2025 - 16h27
Filme Milagre do Destino, que será exibido na Tela Quente, é uma produção da TV Verdes Mares inspirada na história real de uma jornalista do grupo (Crédito: Divulgação)
Na noite desta segunda-feira, 24, a Tela Quente, sessão de cinema da Globo, exibirá o filme Milagre do Destino, que conta a história da jornalista Marília Alvarez e de sua luta ao ser diagnosticada com câncer.
O filme é uma produção da TV Verdes Mares, emissora afiliada da Globo no estado do Ceará e é inspirado na história real da jornalista Marina Alves, funcionária da própria empresa. Além de enfrentar a doença, descoberta em 2021, a situação de Marília ganhou um contorno especial ao descobrir, durante o tratamento, que não era filha única, como sempre imaginou.
O longa-metragem nacional é uma demonstração de como o grupo de comunicação cearense vem procurando romper as barreiras regionais e levar seu conteúdo e negócios para um universo mais amplo de espectadores e, consequentemente, do mercado publicitário.
Com mais de cinco décadas de atuação, o Sistema Verdes Mares é composto pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, Diário do Nordeste, G1 Ceará, TV Diário, Rádio Verdes Mares, FM 93, Recife FM e Rádio Tamoio.
Desde o ano passado, o grupo de comunicação vem procurando não somente mostrar ao mercado publicitário que sua atuação não está restrita às barreiras regionais como também vem reforçando a ideia de que, mesmo nascido no rádio, o grupo já conseguiu abraçar a atuação multiplataforma.
Essa jornada de atuação multicanal ganhou uma estrutura mais robusta há cinco anos, quando os veículos do grupo integraram suas redações que, desde então, ganharam a missão de produzir conteúdo informativo para alimentar todas as plataformas. “Nossa redação foi a primeira a ser integrada no Brasil, entre as afiliadas da Globo, e a confiança do que construímos suportou o crescimento da credibilidade que temos junto e eles”, analisa Ruy do Ceará Filho, diretor superintendente do Sistema Verdes Mares.
No fim do ano passado, o Sistema Verdes Mares promoveu um evento junto ao mercado publicitário de Fortaleza, e também voltado a empresas de outras regiões do Nordeste, para apresentar seus projetos e se posicionar como um conglomerado de mídia capaz de entregar soluções customizadas aos anunciantes.
A apresentação do grupo como uma unidade, aliás, reforça esse posicionamento, na visão do superintendente. “Já há algum tempo, não existe mais uma equipe para cada veículo. Somos um grupo e queremos atender às necessidades de comunicação e resolver os problemas dos anunciantes. Por isso, fizemos também a integração comercial para sermos capazes de oferecer essas soluções a empresas e marcas de todo o Brasil”, conta.
Para materializar essa ideia, o grupo criou um núcleo especial para o desenvolvimento de projetos comerciais tailor made, que podem gerar programas específicos para determinada marca. Ou, ainda, o SVM também vem investindo em programas que abordem temáticas que sejam de apelo universal, com potencial de atrair marcas de alcance nacional.
Um dos exemplos é a série Inspira & Ação, exibida aos sábados, após a veiculação do programa É de Casa, da Globo, que aborda diferentes temas relacionadas á sustentabilidade, como a preservação dos oceanos e reciclagem. Segundo Filho, esse tipo de produto permite ao grupo ir além da tradicional comercialização de breaks comerciais para redes de varejo, que acabam compondo a maior fatia dos negócios da programação local.
Para 2025, a proposta do grupo de comunicação é, segundo o superintendente, dar continuidade ao plano de maior investimento em tecnologia de sua história, com a preparação de todos os veículos para atuarem na era da TV 3.0. “Estaremos, ao longo de 2025 e de 2026, em modernização de todo nosso parque tecnológico porque sabemos a TV 3.0 dará nova vida ao meio. Será algo muito importante e extraordinário para o mercado e queremos estar prontos para aproveitar essa oportunidade, inclusive do ponto de vista comercial”, adianta.
Outro ponto em que o grupo também pretende investir é nos eventos regionais que, na visão de Filho, ainda tem um potencial aquém do que poderiam ter, em âmbito nacional. A empresa é parceria, por exemplo, do São João de Maracanaú, no qual pretende ampliar as ações e visibilidade para este ano.
Compartilhe
Veja também
BBB testa voto pelo controle remoto em ação com Mercado Livre
Testes são uma forma de a Globo experimentar as funcionalidades da TV 3.0; votação será válida durante a dinâmica do Sincerão
Especial Amazônia Para Sempre terá Mariah Carey e transmissão da Globo
Criado pela Rock World, empresa proprietária do Rock in Rio e The Town, projeto acontece em setembro, em Belém, para destacar a COP 30