É o fim do Koo: plataforma indiana encerra operações
Rede social ganhou notoriedade após Musk adquirir o até então Twitter; fechamento ocorre após fracasso em negociações de aquisição
É o fim do Koo: plataforma indiana encerra operações
BuscarÉ o fim do Koo: plataforma indiana encerra operações
BuscarRede social ganhou notoriedade após Musk adquirir o até então Twitter; fechamento ocorre após fracasso em negociações de aquisição
Meio & Mensagem
3 de julho de 2024 - 10h21
O Koo, rede social indiana com interface semelhante à do X, está encerrando suas atividades.
A plataforma será descontinuada após não conseguir fechar um acordo com a DailyHunt, aplicativo também indiano que agrega conteúdo e notícias. A negociação envolvia a aquisição do microblog.
Em postagem no LinkedIn, Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, fundadores do Koo, afirmaram que estavam em conversas com diversas empresas e conglomerados de mídia. Mas, apesar disso, não estavam prontas para “lidar com conteúdo gerado pelo usuário e a natureza selvagem de uma empresa de mídia social”.
“Empresas de mídia social são provavelmente uma das mais difíceis de serem construídas, mesmo com todos os recursos disponíveis que são necessários para ampliar a base de usuários a uma escala significativa antes de pensar em receitas”, disseram.
Ainda que tenha arrecadado US$ 60 milhões, por meio de investidores como Tiger Global e Accel e vencido uma competição de inovação promovida pelo governo da Índia, o Koo vinha tendo dificuldades para ganhar novos usuários – mesmo após sucesso efêmero no Brasil no final de 2022.
Ao todo, o aplicativo reunia 10 milhões de usuários ativos mensais e 2,1 milhões diários.
A plataforma foi vista pelos brasileiros como uma alternativa ao uso do atual X (antigo Twitter), após alertas de que o aplicativo pudesse ser descontinuado por decisões de Elon Musk. Em apenas dois dias, o Koo registrou mais de 1 milhão de downloads. Os fundadores e colaboradores da empresa se manifestaram, interagindo com o público brasileiro e afirmando que estavam trabalhando para trazer o português para a interface.
À época, até mesmo as marcas aproveitaram o buzz da nova rede social para promover ações.
Até então, o Koo era visto como um potencial rival do X. Em março do ano passado, usuários da plataforma de Musk encaravam o fim dos seus selos de verificação após o anúncio de uma nova política de pagamento. Com a notícia, o Koo apresentou o Yellow Tick, gratuito e concedido a personalidades notáveis em todo mundo.
Entre os outros artifícios disponíveis no microblog estavam os “Koopons”, uma espécie de moedas que poderiam ser utilizadas no resgate de ofertas junto a marcas aderentes. O programa contava com nomes como Adidas, Nike, Amazon, Dell, HP, Lenovo, KaBum, Netshoes, Extra.com, ToksTok, MadeiraMadeira, Casa Bahia, Hering e Poly.
Em seu perfil no X, o Koo comunicou o fim a seus usuários. Confira:
Koo anuncia seu encerramento hoje devido a um ambiente de financiamento ruim. Obrigado por tudo Brasil. Nós amamos vocês. O passarinho amarelo diz um último adeus… pic.twitter.com/zCcYeMqvLN
— Koo Brazil (@KooForBrasil) July 3, 2024
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo