Fim do Universal Analytics: Google incrementará ferramenta de mensuração

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Fim do Universal Analytics: Google incrementará ferramenta de mensuração

Acesso à antiga ferramenta de mensuração de dados termina no próximo domingo, 30; big tech promete novos recursos embasados em inteligência artificial


26 de junho de 2024 - 12h17

Google Analytics

(Crédito: Aurielaki/iStock)

Há um ano, o Google marcou a despedida oficial do Universal Analytics, sua principal ferramenta de dados e mensuração. A big tech, que já vinha trabalhando no Google Analytics 4, que substituiria a ferramenta, informou que a partir de 1º de julho de 2024, ele seria a única possibilidade de os usuários mensurarem dados de seus sites e plataformas digitais.

O serviço, na verdade, já deixou de existir para não-assinantes da plataforma desde 1 de julho de 2023. Porém, a pedido dos assinantes, a empresa protelou o fim do Analytics 360 para que o acesso aos dados não fosse perdido.

Ao longo desta semana, quem ainda utilizava o Universal Analytics recebeu um lembrete de que é necessário, até o próximo domingo, 30, fazer o download dos dados para poder migrar ao Analytics 4.

A partir da próxima segunda-feira, 1, o Google promete oferecer no Analytics 4 mais ferramentas para a geração de insights e entendimento de dados por meio inteligência artificial, que já vem sendo aplicada nos demais produtos do Google.

Em post publicado no blog oficial da companhia, Steve Ganem, diretor de gestão de produtos do Google Analytics, explicou sobre algumas funcionalidades que serão aplicadas à ferramenta.

Segundo o executivo, a ferramenta conseguirá fornecer resumos mais claros e objetivos para explicar eventuais flutuações de dados. Além disso, o Analytics 4 também apresentará impressões agregadas de contas vinculadas ao Campaign Manager, ferramenta de mensuração de campanhas publicitárias do Google.

Mensuração sem cookies de terceiros

Em meio à jornada de eliminação gradual dos cookies de terceiros do navegador Chrome, a big tech também diz que o Analytics 4 terá atualização das ferramentas de privacidade para que os publishers e empresas possam continuar mensurando sua audiência e usuários mesmo com as novas políticas de privacidade.

As marcas e a migração dos dados

Antes da extinção definitiva do Universal Analytics, empresas e profissionais especializados em dados vinham orientando o mercado a respeito da importância da migração para que não houvesse risco de um “apagão” de dados.

Em reportagem do Meio & Mensagem feita há mais de um ano, profissionais de agências alertavam a respeito dos riscos do atraso na migração, que poderia gerar quebra de alguns processos automatizados e, até mesmo, impactar na construção de indicadores.

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