Final da Taça Rio bate recorde global no YouTube
Após diversas polêmicas acerca da transmissão, jogo veiculado no canal do Fluminense angaria o título de live com mais acessos simultâneos da história da plataforma
Final da Taça Rio bate recorde global no YouTube
BuscarFinal da Taça Rio bate recorde global no YouTube
BuscarApós diversas polêmicas acerca da transmissão, jogo veiculado no canal do Fluminense angaria o título de live com mais acessos simultâneos da história da plataforma
Bárbara Sacchitiello
9 de julho de 2020 - 11h25
Cercada de polêmicas e indefinições acerca de sua transmissão, a final da Taça Rio, disputada entre Fluminense e Flamengo na noite dessa quarta-feira, 8, se tornou a live mais assistida da história do YouTube no mundo. A vitória do Fluminense, nos pênaltis, teve pico de 3,597 milhões de acessos simultâneos na Flu TV, canal oficial do clube que transmitiu a partida.
Até então, o recorde de evento ao vivo mais assistido do YouTube pertencia à cantora Marília Mendonça, que atraiu mais de 3,3 milhões de acessos simultâneos à apresentação realizada de sua casa, em abril. O YouTube ainda não confirmou, globalmente, a final da Taça Rio como o novo recorde de exibições ao vivo, mas já admite que o pico de visualizações simultâneas é superior ao da cantora.
Se ao longo da pandemia as lives sertanejas foram recordistas de público, a etapa final do Campeonato Carioca mostrou que as transmissões esportivas também têm o poder de concentrar uma expressiva audiência no YouTube. Antes desse recorde batido pela Flu TV na transmissão da final da Taça Rio, era o Flamengo que celebrava o título de maior live esportiva da história do YouTube com a transmissão do jogo contra o Boavista, no último dia 1º, pela Fla TV. Na ocasião, mais de 2,2 milhões de pessoas chegaram a acompanhar a partida simultaneamente.A transmissão da Flu TV contou com o patrocínio da Brahma, Estácio, Petz, TIM, Doce Rio, Umbro e Sika.
Nova configuração dos direitos de transmissão
Essas exibições dos jogos do Campeonato Carioca no Youtube foram possíveis pela publicação de uma Medida Provisória que alterou a lei vigente para a transmissão de campeonatos de futebol no Brasil. Publicada em 18 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP concedeu ao time mandante de cada partida a possibilidade de negociar os direitos de transmissão unilateralmente. Até então, para exibir um jogo, era necessário que a emissora ou veículo de comunicação tivessem um acordo firmado com as duas equipes em campo.
MP muda direitos de transmissão do futebol
Após o Flamengo ter exibido a partida contra o Boavista pela Fla TV, a emissora interpretou o ato como quebra de acordo e informou, na sexta-feira passada, 3, que rescindiu seu contrato com a Federação Esportiva do Rio de Janeiro, não exibindo mais o Campeonato Carioca. Uma liminar judicial, no entanto, acabou obrigando a Globo a exibir a semifinal entre Botafogo e Fluminese no último domingo, 5. No início da semana, a liminar foi derrubada na justiça e liberou a emissora da transmissão do jogo dessa quarta-feira, 8.
Com o Fluminense campeão da Taça Rio, o Campeonato Carioca será decidido em duas novas partidas disputadss contra o Flamengo, campeão da Taça Guanabara (o primeiro turno do campeonato). O primeiro jogo, a mando do Fluminense, está marcado para sábado, 12, às 16h, e o confronto final será no dia 15, quarta-feira, com mando do Flamengo. Se repetirem as estratégias anteriores, cada um dos clubes deverá exibir o jogo em seu respectivo canal no YouTube.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra