Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
Fusão entre a rede mexicana e o grupo do mercado hispânico dos Estados Unidos foi avaliada em US$ 4,8 bilhões
Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
BuscarFusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
BuscarFusão entre a rede mexicana e o grupo do mercado hispânico dos Estados Unidos foi avaliada em US$ 4,8 bilhões
Meio & Mensagem
15 de abril de 2021 - 17h00
A rede de televisão mexicana Televisa e o grupo de mídia Univision, com sede nos Estados Unidos e dedicado à produção de conteúdo hispânico, uniram seus negócios para criar o maior player global de produção de mídia em língua espanhola, a Televisa-Univision.
Em comunicado a respeito da negociação, a Televisa anuncia que irá convergir seus pilares de mídia, conteúdo e produção com a da Univision, unindo a biblioteca de conteúdo para alimentar as plataformas televisivas, digital e de streaming.
O total do acordo é avaliado em US$ 4,8 bilhões no total, sendo US$ 3 bilhões e dinheiro, R$ 1,5 bilhão em ações da Univision e US$ 0,3 bilhão provenientes de outras fontes. Segundo o comunicado, a transação foi parcialmente financiada por um investimento preferencial de US$ 1 bilhão, liderado pelo SoftBank Latin America Fund, que contou com a participação de ForgeLight, Google e The Raine Group.
Em 2020, a Televisa produziu mais de 86 mil horas de conteúdo dos gêneros de esportes, drama, jornalismo, comédia, games, realities, musicais, filmes, variedades e projetos educacionais. A rede mexicana é composta por canais abertos, 27 canais de TV paga, o estúdio de cinema Videocine e o serviço de conteúdo sob demanda Blim TV.
Já a Univision é detentora das redes de TV Univision e UniMás, nove redes de TV paga em espanhol, 61 estações de TV 59 estações de rádio. A empresa atua no mercado hispânico dos Estados Unidos e também em Porto Rico.
Streaming
A empresa resultante da fusão pretende explorar as oportunidades do streaming em língua espanhola. “O mercado de língua espanhola, que representa cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo, e um PIB agregado de cerca de US $ 7 trilhões, é significativamente mal atendido de uma perspectiva de streaming em relação a outros mercados importantes”, diz o comunicado das duas empresas.
A Televisa-Univision será liderada por Wade Davis, CEO da Univision. Alfonso de Angoitia assumirá o cargo de presidente-executivo do conselho de administração da companhia e Marcelo Claure, CEO do SoftBank Group Internacional, será vice-presidente do conselho administrativo.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas