Futebol da Globo valoriza mais de 100% em dez anos
Sem considerar a inflação e tendo como base valores de tabela, preço do pacote comercial dobrou desde 2008
Futebol da Globo valoriza mais de 100% em dez anos
BuscarFutebol da Globo valoriza mais de 100% em dez anos
BuscarSem considerar a inflação e tendo como base valores de tabela, preço do pacote comercial dobrou desde 2008
Bárbara Sacchitiello
8 de agosto de 2017 - 11h48
Com um número que gira em torno de 100 partidas por ano e uma exposição que atravessa o pilar esportivo e ganha presença em praticamente todos os programas jornalísticos da emissora, o pacote de Futebol da Globo é, segundo os mídias, um dos mais interessantes investimentos comerciais que as marcas podem fazer na televisão aberta.
Por conta dessa boa reputação que possui no mercado publicitário, o plano comercial também sustenta o título de pacote mais valioso da mídia brasileira. Os anunciantes que desejarem expor suas marcas nos jogos de futebol exibidos pela Globo em 2018 — plano que contempla o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonatos Estaduais, Champions League e Amistosos da Seleção Brasileira — terão de investir R$ 230 milhões por cada uma das cotas de patrocínio que a emissora oferece ao mercado. É importante considerar que esse é o valor de tabela, que não leva em conta os eventuais descontos nas negociações que os anunciantes podem obter. Ao todo, são seis cotas para o Futebol 2018 e os atuais patrocinadores (Banco Itaú, Ambev, Chevrolet, Johnson & Johnson, Ricardo Eletro e Vivo) têm prioridade na renovação.
O valor cobrado pela emissora para a temporada 2018 é inferior ao de 2017 (cujo preço de cada cota era de R$ 283 milhões). Essa redução de valores no plano comercial acontece somente em anos de Copa do Mundo. Pelo fato de ser a emissora oficial do torneio de seleções da Fifa, a Globo costuma elaborar um outro pacote, dedicado apenas aos anunciantes que queiram se atrelar à Copa. Por conta disso – e pelo fato de o calendário tradicional de futebol ser um pouco reduzido em função do torneio internacional da Fifa – o preço do pacote de futebol costuma ser reajustado. A Globo já apresentou ao mercado o pacote comercial da Copa do Mundo da Rússia. São seis cotas de patrocínio, com valor de tabela de R$ 180 milhões cada.Valorização anual
Sem contar os anos de Copa do Mundo, o pacote comercial da Globo fica sempre mais valorizado a cada temporada. Em 2008, por exemplo, os anunciantes que investiram na grade esportiva da emissora desembolsaram cerca de R$ 108 milhões por cada cota de patrocínio. Para 2018, o preço de cada cota está em R$ 230 milhões. Além do reajuste normal correspondente à inflação de cada ano, a emissora também procura considerar para a elaboração dos valores os novos formatos de entrega de mídia e visibilidade que vêm oferecendo aos anunciantes.
Globo reestrutura área de esportes
Apesar desse incremento, o valor do plano comercial da Globo sempre é alvo de debates por parte do mercado publicitário. Sempre que o plano chega às agências, os profissionais de mídia e os próprios anunciantes questionam os alto valores cobrados pela emissora e procuram tentar obter as melhores formas de negociação. Apesar disso, em todas as reportagens e questionamentos acerca do pacote de futebol, os profissionais de agências são unânimes em afirmar que o investimento, ainda que alto, é um dos mais eficazes que os anunciantes podem fazer na mídia televisiva.
Confira abaixo os valores das cotas de patrocínio da emissora nos últimos 10 anos e os anunciantes que vêm investindo no Futebol da Globo. Para essa tabela, a reportagem utilizou apenas os valores de tabela dos planos apresentados pela emissora:
Compartilhe
Veja também
Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025
Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH