Futebol da Globo já tem 4 patrocinadores para 2023
Amazon, Itaú, Stellantis e Vivo garantem presença na temporada esportiva da emissora no próximo ano; outras 3 cotas seguem em negociação
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Bárbara Sacchitiello
7 de novembro de 2022 - 16h33
A temporada 2023 de futebol da Globo já tem quatro patrocinadores garantidos. Essas marcas estarão presentes nas transmissões do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e na cobertura jornalística das competições em toda a grade de programação da emissora, além do ge e redes sociais.
Dos sete patrocinadores da temporada 2022 do futebol, três renovaram presença por mais um ano. Amazon, Itaú e Vivo estarão presentes no pacote da Globo em 2023.
A quarta patrocinadora a garantir presença é a Stellantis (grupo detentor das marcas Fiat, Jipe, Citröen e outras marcas automotivas). A empresa não fazia parte do futebol da Globo e entrará no lugar da Chevrolet, marca do segmento que não renovou presença por mais uma temporada.
A Chevrolet, inclusive, mudou de estratégia para o próximo ano e, em vez de seguir no futebol da Globo, preferiu ingressar o Big Brother Brasil. A Chevrolet adquiriu a cota automobilística do reality-show (que, nos últimos anos, pertenceu a Fiat), e também comprou um dos top de 5 segundos da edição de 2023.
Ainda restam 3 cotas de patrocínio para a temporada 2023 do futebol da Globo. Dos patrocinadores da atual temporada, Grupo Petrópolis, Hypera Pharma e Sportingbet ainda não renovaram o acordo para seguir na emissora e devem ficar fora das transmissões.
Com isso, a Globo abre espaço para negociar com outras empresas dos segmentos de cerveja, medicamentos/higiene e casas de apostas, além de marcas de outros segmentos de consumo.
Até o ano de 2021, a Globo mantinha seis patrocinadores em seu projeto de futebol. A partir deste ano, no entanto, a emissora abriu mais uma vaga e passou a ter sete marcas como patrocinadoras principais de sua transmissão.
Para o plano comercial do futebol 2023, considerando as transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, a Globo pede o valor de tabela de R$ 240,9 milhões por cada uma das sete cotas de patrocínio.
Esse preço mantém o futebol da Globo como um dos pacotes comerciais mais valiosos da TV aberta no Brasil.
Para a temporada 2023, além do pacote de futebol nacional, a Globo também tem outro ativo esportivo para oferecer ao mercado publicitário. A Copa Libertadores da América, que desde 2020 era transmitida pelo SBT, volta à grade da emissora a partir do próximo ano.
Para a Libertadores, a Globo oferece ao mercado publicitário um pacote de patrocínio separado, que também contempla as inserções das marcas nos jogos e na cobertura jornalística da TV aberta, ge e redes sociais.
Nesse plano comercial, no entanto, têm prioridade de negociação os patrocinadores da Conmebol, a responsável pela realização da competição. Caso os parceiros da Conmebol não manifestem interesse, a Globo pode negociar a Libertadores com os cotistas do futebol nacional e, na sequência, com outros anunciantes.
Além das cotas principais de patrocínio, o plano comercial da Globo também contempla outras oportunidades de inserção para os anunciantes. A cota Craque do Jogo, por exemplo, permite que a marca anunciante premie o jogador que mais se destacar na partida transmitida pela emissora. Por essa inserção, a Globo pede, na tabela, a quantia de R$ 8,8 milhões por cada turno do Campeonato Brasileiro.
Há também, no plano da emissora, as cotas Pintou Bolinha, Game Show, Futebol e Churrasco, e outras.
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