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Cotas, valores e veículos: como será o futebol na mídia em 2025

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Cotas, valores e veículos: como será o futebol na mídia em 2025

Mesmo com a fragmentação do Brasileirão, os principais players já disponibilizaram as suas cotas para o mercado e faturamento deve se aproximar de R$4,5 bilhões


30 de outubro de 2024 - 6h00

Mesmo fragmentado, futebol é ativo importante para a as empresas de mídia (Crédito: Rodrigo Coca)

Mesmo fragmentado, futebol é ativo importante para a as empresas de mídia (Crédito: Divulgação/Rodrigo Coca)

O mercado de transmissões esportivas está aquecido pela disputa do Campeonato Brasileiro, principal competição nacional, que estará dividida a partir de 2025, graças a movimentação dos clubes, que se uniram em duas grandes ligas para negociar esses contratos de acordo com seus próprios interesses, aproveitando a nova lei do mandante.

Assim, mesmo com a fragmentação das partidas, os principais players já disponibilizaram suas cotas ao mercado e, inclusive, parte deles já estão com as vendas negociadas para 2025. Até o momento, calcula-se que esse ativo deve render para as empresas de mídia um valor que se aproxima dos R$4,5 bilhões, considerando os valores de tabela dos pacotes comerciais oferecidos pelos players. Saiba quanto cada empresa de mídia pode lucrar com as comercializações do futebol:

Globo – R$ 2,5 bilhões

A Globo foi a primeira empresa de mídia garantir a transmissão do Brasileirão 2025, por meio dos direitos de exclusividade com os clubes da Liga Brasileira de Futebol (Libra). Assim, o pacote futebol nacional, que conta com jogos de Brasileirão e Copa do Brasil, pode render a emissora um valor superior a R$2,5 bilhões.

A empresa de mídia comercializou, a preço de tabela, oito cotas para TV aberta, cada uma com valor aproximado de R$270. Até agora, Amazon, Ambev, Bet Nacional, Itaú, Natura, Stellantis, com as marcas Fiat e Jeep, e Vivo, exerceram o seu direito de prioridade de compra e já garantiram sua participação.

A oitava cota, que até a temporada 2024 pertencia à Sanofi, com Dorflex, ainda não foi comercializada e está em aberto. Já Sportv, disponibilizou seis espaços pelo valor de tabela de R$83 milhões cada. Neste caso, a empresa ainda não tem nenhuma marca confirmada.

YouTube (CazéTV) – R$469 milhões

O Youtube, que comprou os direitos para transmitir o campeonato na CazéTV, por sua vez, firmou um acordo com os clubes da Liga Forte União (LFU) para a transmissão de um jogo por rodada. Essa será a mesma partida exibida pela Record, na TV aberta.

O YouTube disponibilizou sete espaços para as marcas que quiserem estar presentes nos jogos de Brasileirão e Campeonato Paulista, que também está na grade.

Cada uma dessas cotas tem como valor de tabela cerca de R$67 milhões, segundo fontes ouvidas pela reportagem de Meio & Mensagem. As marcas são: Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever. Esses parceiros já renderam ao YouTube R$469 milhões.

Record – R$ 2 bilhões

A Record é o terceiro player que transmitirá o principal campeonato nacional. Na emissora paulista, o valor das cotas gira em torno de R$432 milhões, segundo apurado pela reportagem de Meio e Mensagem, podendo render cerca de R$2 bilhões, caso as seis cotas sejam, de fato, comercializadas.

Até o momento, a emissora já comercializou espaços para Grupo Heineken (pela marca Amstel), Sportingbet e EstrelaBet que dividem a mesma cota, GM e Burger King (Zamp), e ainda está em negociação com outras marcas.

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