G1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
Com proposta ágil e moderna, boletim informativo da emissora comemora primeiro aniversário
G1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
BuscarG1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
BuscarCom proposta ágil e moderna, boletim informativo da emissora comemora primeiro aniversário
Mirella Portiolli
22 de abril de 2016 - 16h15
Sessenta segundos. Este é o tempo que o G1 em 1 minuto tem para oferecer um panorama sobre as notícias de maior destaque no mundo aos telespectadores.
Comandado pelos jornalistas Mari Palma e Cauê Fabiano, o boletim passou a fazer parte da programação da Rede Globo há um ano, com uma proposta diferente dos outros programas jornalísticos da emissora: a atração foi criada para suprir a necessidade de uma conversa dinâmica entre plataformas. “Unimos a velocidade da atualização da web com a qualidade e abrangência que a TV proporciona. É informação levada para mais pessoas, independente da mídia em que estejam, sem perder a novidade e o frescor da notícia”, diz Márcia Menezes, diretora do G1.
Antes de chegar a esse formato, que inclui quatro entradas, ao vivo, de um minuto cada, o projeto levou seis meses para ficar pronto. “Foram reuniões, discussões e pilotos gravados diariamente”, conta. O cenário é a própria redação do G1.
Além da agilidade para informar, o figurino utilizado por Mari e Cauê é outra característica que chama atenção por ser bem diferente das roupas tradicionalmente utilizadas em outros programas jornalísticos da emissora. Com camisetas estampadas e tatuagens, os apresentadores usam uma linguagem leve. “A liberdade vai além do figurino, está na própria maneira de contar a notícia. De vez em quando, é bom desafiar padrões – sem perder de vista a qualidade e a precisão da informação”, afirma Márcia.
O primeiro aniversário do G1 em 1 minuto terá algumas modificações para comemorar a data, como atualizações gráficas nos boletins e mudanças visuais nas vinhetas e nos créditos. Os comentários que chegam na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) são gratificantes para a diretora do G1. “A confiança de estarmos no caminho certo é o retorno que recebemos das pessoas. O público elogia o formato ágil e a liberdade dada aos apresentadores na maneira de falar e de se vestir”, fala. Segundo dados da assessoria, o quadro chega a alcançar, em média, 15 milhões de pessoas diariamente.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo