G1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
Com proposta ágil e moderna, boletim informativo da emissora comemora primeiro aniversário
G1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
BuscarG1 em 1 minuto desafia padrões da Rede Globo
BuscarCom proposta ágil e moderna, boletim informativo da emissora comemora primeiro aniversário
Mirella Portiolli
22 de abril de 2016 - 16h15
Com linguagem leve e figurino fora dos padrões dos telejornais da Rede Globo, G1 em 1 minuto festeja primeiro ano (Divulgação: Ramón Vasconcelos)
Sessenta segundos. Este é o tempo que o G1 em 1 minuto tem para oferecer um panorama sobre as notícias de maior destaque no mundo aos telespectadores.
Comandado pelos jornalistas Mari Palma e Cauê Fabiano, o boletim passou a fazer parte da programação da Rede Globo há um ano, com uma proposta diferente dos outros programas jornalísticos da emissora: a atração foi criada para suprir a necessidade de uma conversa dinâmica entre plataformas. “Unimos a velocidade da atualização da web com a qualidade e abrangência que a TV proporciona. É informação levada para mais pessoas, independente da mídia em que estejam, sem perder a novidade e o frescor da notícia”, diz Márcia Menezes, diretora do G1.
Antes de chegar a esse formato, que inclui quatro entradas, ao vivo, de um minuto cada, o projeto levou seis meses para ficar pronto. “Foram reuniões, discussões e pilotos gravados diariamente”, conta. O cenário é a própria redação do G1.
Além da agilidade para informar, o figurino utilizado por Mari e Cauê é outra característica que chama atenção por ser bem diferente das roupas tradicionalmente utilizadas em outros programas jornalísticos da emissora. Com camisetas estampadas e tatuagens, os apresentadores usam uma linguagem leve. “A liberdade vai além do figurino, está na própria maneira de contar a notícia. De vez em quando, é bom desafiar padrões – sem perder de vista a qualidade e a precisão da informação”, afirma Márcia.
O primeiro aniversário do G1 em 1 minuto terá algumas modificações para comemorar a data, como atualizações gráficas nos boletins e mudanças visuais nas vinhetas e nos créditos. Os comentários que chegam na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) são gratificantes para a diretora do G1. “A confiança de estarmos no caminho certo é o retorno que recebemos das pessoas. O público elogia o formato ágil e a liberdade dada aos apresentadores na maneira de falar e de se vestir”, fala. Segundo dados da assessoria, o quadro chega a alcançar, em média, 15 milhões de pessoas diariamente.
Compartilhe
Veja também
Globoplay destaca a estreia de Ainda Estou Aqui em seu catálogo
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira estará disponível na plataforma a partir do próximo dia 6; outros títulos como Bacurau, Marighella e O Pagador de Promessas também ingressam na plataforma
Com Eletromidia e avanço do Globoplay, Globo lucra R$ 1,99 bilhão
Globo Comunicação e Participações (GCP) encerrou 2024 com receita de R$ 16,4 bilhões, um crescimento de 8% na comparação com 2023