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Geração Z no centro das estratégias de marcas e parceiros do Spotify

Durante evento realizado em São Paulo, plataforma apresentou para players do mercado os principais desafios em trabalhar com gerações de consumidores


20 de setembro de 2023 - 18h04

Brian Berner, head of global advertisng sales do spotify_Div

Brian Berner, head of global advertisng sales do Spotify, fala da importância da parceria entre marcas para sustentabilidade do negócio de streaming (Crédito: Divulgação)

Durante a tarde de terça-feira, 19, o Spotify Sparks reuniu no Clube Nacional, em São Paulo, marcas e agências para um debate sobre o futuro da publicidade. O tema, que permeou as seis palestras dos executivos do streaming, foi como conseguir engajar o público, sobretudo a geração Z.

Na apresentação, o head of global advertising sales do Spotify, Brian Berner, ressaltou a relevância do Spotify como uma ‘love brand’ dessa geração. Os perfis dos usuários, disse, são um retrato para que as marcas possam entender os perfis de consumo dessas pessoas. “É a parceria entre as marcas e o streaming que permite que o Spotify ofereça músicas de graça para o usuário”, declarou.

Segundo informações divulgadas pela companhia, já são mais de 40 milhões os usuários do Spotify, entre assinantes premium e ‘freemium’. Os perfis ‘freemium’ são aqueles onde as faixas são intercaladas com publicidade.

Geração Z: Podcast ou videocast?

Todavia, não apenas de música vive essa geração. “A geração Z estão ouvindo mais podcast que quaisquer outros públicos”, disse Berner.

No último ano, houve um crescimento de 40% em ouvintes de podcasts no Brasil, de acordo com dados reunidos pela empresa em parceria com Edilson Research. Entre esses ouvintes, mais de 70% acreditam mais nos anúncios que são veiculados em podcasts. “Até mesmo um presidente é escolhido por meio de podcast”, exemplificou Camila Justo, head de podcast no Brasil.

Atualmente, são cerca de cinco milhões de títulos no streaming, sendo um crescimento de 1.400% no formato em comparação com anos anteriores. “Os podcasters têm encontrado nesse formato uma conexão muito mais profunda e engajada com o público, diferente até mesmo das redes sociais”, disse Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores do Spotify no Brasil.

Além disso, a executiva destacou a funcionalidade promocional que os cortes dos programas podem gerar. Inclusive, o ‘Spotify para Podcast’ oferece ferramentas otimizadas para sinalizar esses momentos com potencial de viralização.

Ainda durante o evento, o Spotify anunciou a primeira edição do ‘Spotify Podcast Festival’, um evento para reunir creators e fças. O festival acontecerá no dia 4 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e é o primeiro evento da plataforma dedicado ao gênero no Brasil. A venda de ingressos para o Spotify Podcast Festival acontece a partir de 4 de outubro.

Artistas brasileiros no Spotify

Ao fim da tarde, o produtor e empresário Konrad Dantas, o “KondZilla” subiu ao palco ao lado de executivas da Vivo e da Budweiser. Segundo ele, as marcas que querem se inserir na cultura da favela não devem se apoiar no “jingle”. Na parceria realizada entre a produtora e o Magalu, por exemplo, Kondzilla levou o time de executivos para gravar nos estúdios o tema musical que acompanharia a campanha de aniversário da empresa.

O Spotify compartilhou, ainda, alguns dados sobre os gostos musicais da audiência. No ranking das músicas mais tocadas no País, quase 100% são de artistas brasileiros. De 2018 para cá, por exemplo, o sertanejo tem se consolidado como o gênero mais ouvido na medida em que artistas internacionais decaem.

Contudo, existem ritmos que vêm ganhando força, como é o caso do trap e do phonk. Esse último figurando em primeiro lugar em 67% das playlists da GenZ no País.

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