GfK encerra área de audiência de TV no Brasil
Empresa alemã, concorrente da Kantar Ibope Media, encerra operação e alega "cenário insustentável"
GfK encerra área de audiência de TV no Brasil
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21 de setembro de 2017 - 17h35
Após cinco anos desde sua chegada ao Brasil, a unidade de pesquisa de mídia da GfK encerra suas atividades. Em comunicado enviado a clientes nesta quinta-feira, 21, Leopoldo Schneider, diretor financeiro da GfK Market Research no País, escreve que a empresa “deparou-se com um cenário que tornou insustentável a manutenção dos serviços de medição quantitativa contínua de mídia no Brasil.”
GfK fecha primeiros acordos com agências
Meio & Mensagem apurou que o serviço de mensuração online será continuado por outro braço da GfK e deverá ser mantido, assim como outras áreas de pesquisa de mercado da empresa. Somente a medição de TV se encerrará. Questionada, via assessoria de imprensa, sobre seus contratos mais longos, a empresa não se pronunciou, e comunicou que não deverá oferecer novos detalhes a respeito.
?Vamos bater a GfK no Brasil?, diz Kantar
Em 2013, a empresa finalmente assinou acordo com Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV. Não por acaso, a Globo não participou do contrato, já que a emissora é historicamente líder de audiência na maioria das faixas.
Além de confrontar os índices da emissora líder, os outros canais de TV aberta foram convencidos por propostas como a ampliação do painel, incluindo comunidades e favelas, e as novas tecnologias que prometiam integrar TV aberta com time-shift, TV paga e VOD, entre outras possibilidades.
A despeito de comentários da Kantar de que não havia benchmark global de operação de duas empresas de pesquisa de audiência num só mercado, a GfK persistiu, entre altos e baixos. Um dos reveses foi a saída da Band, que deixou a parceria em agosto de 2015. Mais recentemente, Record processou a empresa por não cumprimento de contrato. Em setembro do ano passado, porém, as agências Moma e Santa Clara haviam anunciado a assinatura do serviço.
Nesse ínterim, a Kantar Ibope Media também promoveu mudanças e criou novos produtos, para fazer frente à GfK. Entre eles, o TGI Clickstream, fruto da parceria global com a ComScore, e a possibilidade de medir TV em streaming, entre outros.
*Atualizado em 22/9, com informações sobre litígio processual
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