Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH
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Meio & Mensagem
5 de novembro de 2024 - 7h10
A Globo Comunicação e Participações adquiriu o controle societário da Eletromidia, empresa de out-of-home da qual já detinha pouco mais de 27% das ações. A negociaçao foi anunciada no fim da noite dessa segunda-feira, 4, por meio da publicação de Fato Relevante.
Além da participação que já detinha, a Globo adquiriu a fatia de 47,09% do capital do fundo de investimentos Vesuvius LBO, controlador da Eletromidia.
Segundo o Fato Relevante, a Globo pagará o valor de R$ 27 por ação. Como está prevista a compra de um total de 65.923.980 ações, a estimativa é que o valor pago ultrapasse a marca de R$ 1,78 bilhão. Está previsto, ainda, um pagamento posterior de R$ 131,8 milhões (cerca de R$ 2 por ação).
No comunicado da negociação, a Globo informa que, uma vez implementadas as condições para a operação, apresentará á Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de oferta pública unificada de aquisição de ações.
A partir disso, a Globo também solicitará o cancelamento do registro de companhia aberta da Eletromidia. A empresa de out-of-home havia aberto capital na Bolsa em fevereiro de 2021, sendo a primeira do segmento de publicidade a se tornar uma companhia aberta. Agora, será realizada uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) aos demais acionistas da Eletromidia, o que marcará a saída da empresa de OOH da Bolsa.
A aproximação oficial entre Globo e Eletromidia teve início em março de 2023, quando o grupo de mídia comprou pouco mais de 8% das ações da empresa de OOH.
Na época, em comunicado, o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, disse que a aquisição de participação na Eletromidia aproximaria a Globo de um segmento de mercado de publicidade altamente complementar ao da Globo. “Nos identificamos também com a jornada de digitalização pela qual passa a Eletromidia, uma empresa brasileira muito bem-posicionada e com forte sinergia com o portfólio de negócios da Globo”, disse Marinho, no ano passado.
Antes da compra da primeira parte das ações, as duas empresas já vinham se aproximando. Em outubro de 2022, Globo e Eletromidia firmaram parceria para levar notícias e informações do universo das plataformas da Globo às telas de OOH. A partir daí, notícias do g1, ge, gshow e Receitas passaram a compor a parte de conteúdo nas telas de OOH da empresa.
A participação acionária, que havia iniciado com pouco mais de 8%, aumentou cinco meses depois. Em agosto de 2023, as duas empresas formalizaram um novo acordo, no qual a Globo passou a deter 27,5% das ações da empresa de out-of-home.
O bom andamento do setor de out-of-home, um dos que vêm registrando maior crescimento do mercado de acordo com os mais recentes paineis do Cenp-Meios, acabou fazendo do segmento alto muito estratégico para a Globo. No mercado, já era comentado que uma eventual compra total das ações da Eletromidia era questão de tempo.
A reportagem de Meio & Mensagem, inclusive, fez esse questionamento ao diretor-presidente do grupo Globo, Paulo Marinho, entrevistado especial da edição de aniversário, em abril deste ano. O executivo disse, na época, que a Globo havia entendido o OOH como algo bastante complementar aos negócios, já que a empresa tem uma presença muito forte dentro de casa e, obviamente, o OOH levava essa possibilidade para fora de casa, combinando a jornada.
“Estamos bastante satisfeitos com essa operação e buscamos oportunidades no mercado dentro desse conceito de ampliação da jornada. Essas oportunidades podem ser dentro do OOH ou em outros meios, desde que faça sentido para nosso portfólio. Estamos estudando as oportunidades e existe a possibilidade [de ampliar a participação] mas estamos bem satisfeitos com nossa posição atual”, disse Paulo Marinho, em abril.
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