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Mídia

Globo aumenta lucros com participantes Pipoca do BBB 24

Neste ano, grupo de mídia passou a gerir as eventuais ações comerciais dos participantes pelo VIU, hub dedicado à produção de conteúdo para as redes sociais


7 de março de 2024 - 7h54

Pipoca BBB

Por meio do hub Viu, a Globo está fazendo a gestão comercial dos participantes do grupo Pipoca do BBB 24, como Beatriz (Crédito: Reprodução/X)

Não é novidade que o BBB é um dos principais produtos comerciais da Globo. A cada temporada, o reality show quebra recorde em quantidade de marcas e em volume de investimento dos patrocinadores.

Com o BBB 24, não foi diferente. Antes mesmo da estreia, 20 anunciantes haviam garantido presença na casa, adquirindo as cotas e espaços de patrocínio do programa. Esse número aumente conforme o reality fica no ar, com outras marcas aparecendo para fazer ações ou promover ações entre os participantes.

Neste ano, no entanto, além da negociação das cotas de patrocínios, a Globo também conseguiu ampliar seu faturamento ao abraçar a representação comercial dos participantes do grupo Pipoca.

Por meio do VIU, plataforma de estratégia de conteúdo e comercial das redes sociais, o grupo começou a fazer a gestão de possíveis parcerias comerciais dos brothers e sisters.

Esse novo modelo trouxe às marcas outras possibilidades esse ano. Além de as próprias marcas usarem trechos do BBB em suas redes sociais para reforçar sua mensagem, elas também podem veicular essas publicidades, eventualmente, nos perfis dos participantes do grupo Pipoca – como Davi, Beatriz, Alane, Isabelle, Fernanda e outros.

Gestão comercial dos Pipocas – negociação antecipada

A Globo, através de sua área de comunicação, explica que antes de entrar na casa, os participantes do grupo Pipoca estavam cientes dessas possibilidades comerciais com as marcas.

“A entrega de publicidade nas redes sociais, seja nos perfis das marcas participantes do BBB, nos perfis do grupo Pipoca ou nos perfis da Globo, faz parte da evolução do trabalho de influência que a Globo vem estruturando nos últimos anos”, diz a área de comunicação do veículo.

Sob essa regra, as marcas patrocinadoras do BBB, por exemplo, podem fazer uso das imagens dos participantes do grupo Pipoca e realizar postagens em seu perfil, nos perfis dos participantes e até mesmo nos perfis da Globo e do próprio BBB, de acordo com os termos negociados pelo VIU para aquela ação específica.

Da mesma forma, as marcas que estejam interessadas em fazer algum tipo de postagem ou ação envolvendo algum dos brothers ou sisters do programa, tem de conversar diretamente com a equipe do VIU, responsável pelo gerenciamento de todos os participantes.

Segundo o apurado pela reportagem, a Globo achou importante assumir a gestão de carreira dos participantes do BBB para ter maior controle e padronização das ações. Como a visibilidade gerada pelo programa faz com que os brothers sejam valorizados pelas marcas para ações comerciais, a Globo achou interessante cuidar, também, dessa área.

Ações comerciais X publis espontâneas

A área de comunicação da Globo reforça que todas as ações comerciais envolvendo o BBB e acordadas com o VIU são devidamente sinalizadas como publicidade. Isso é importante, tanto do ponto de vista das regras de autorregulamentação do mercado brasileiro, como para delimitar o que é uma ação paga e o que é conteúdo editorial.

Nesse ponto, por exemplo, quando os perfis dos participantes eventualmente postam trechos dos brothers em alguma ação, festa ou prova que envolva uma marca, sem sinalizar que o conteúdo é publicidade, não se trata de uma ação comercial e sim de postagem sobre trechos do reality.

O mesmo vale para eventuais “publis” que os brothers façam na casa. Esse comportamento, aliás, virou assunto esse ano, sobretudo pela participante Beatriz. Por ter trabalhado como vendedora no comércio popular do Brás, a sister, por diversas vezes, apresentou produtos e marcas na casa, como se estivesse fazendo publicidade dos itens.

Essas ações, dentro da casa, são espontâneas e partem dos próprios brothers, segundo a comunicação da Globo. Porém, se as marcas quiserem usá-las como conteúdo comercial em suas redes, terão de passar pelo acordo e negociação com o Viu.

A previsão da Globo é que o BBB 24 termine no dia 16 de abril.

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