Globo.com ganha nova linguagem visual
Homepage que reúne o conteúdo das mais de 40 marcas do Grupo Globo passa por reformulação para melhorar a experiência do usuário
Homepage que reúne o conteúdo das mais de 40 marcas do Grupo Globo passa por reformulação para melhorar a experiência do usuário
Amanda Schnaider
13 de agosto de 2021 - 6h00
A Globo.com, homepage que reúne o conteúdo das mais de 40 marcas do Grupo Globo, ganha uma nova linguagem visual e tecnológica nesta sexta-feira, 13, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Segundo Thaisa Coelho, head de produto e executiva responsável pela homepage, a mudança tem o objetivo de “reforçar ainda mais esse papel de agregador de conteúdo como facilitador do dia a dia, promovendo uma navegação mais fluida e ofertando novos formatos de distribuição de conteúdo e novas funcionalidades”.
Com a reformulação da página, as cores das verticais de conteúdo, que organizam o feed da homepage, indicando o que é jornalismo, esporte e entretenimento estão dispostas de um novo jeito. “Você continua batendo o olho e percebendo rapidamente o que é cada assunto, mas consegue, numa mesma tela, ter uma quantidade de temas ainda maior, só que de forma mais organizada”, explica Thaisa. As mudanças, entretanto, vão além do novo visual. A tecnologia por trás da página passa, segundo o grupo, a acelerar a distribuição de conteúdo, alavancando a agilidade. Novas opções para o mercado anunciante e previsão de novos formatos de distribuição de conteúdo ainda para este ano fazem parte desta renovação.
A evolução da homepage também engloba a navegação mobile. Com a mudança, os elementos de interação com a página no celular estão mais intuitivos e o feed amplia tanto a distribuição de conteúdos de maior imersão, como vídeos, quanto aqueles para consumo mais rápido, como stories. “A mudança permite que cada pessoa acesse o que quiser, da forma como quiser, na hora em que quiser”, reforça a head.
O novo desenho da página também traz outros espaços de publicidade, construídos para preservar o engajamento, priorizando a experiência do usuário. “Para os anunciantes, a ideia é ampliar cada vez mais as oportunidades, entregando produtos e formatos publicitários que gerem cada vez mais valor e que sejam cada vez mais assertivos, pra atingir cada objetivo de negócio”, comenta Thaisa. Ainda em 2021, a Globo.com vai passar por uma série de novas transformações, suportadas pelo forte investimento em tecnologia e dados. Novos formatos de conteúdo, como podcasts, vídeos curtos, novas funcionalidades de atualização e de distribuição, como recomendação, estarão cada vez mais presentes na página.
Para desenvolver a nova Globo.com, a empresa não contou com parceiros externos: todos os profissionais envolvidos no projeto são da casa. “O resultado final que esses times produzem, num modelo de trabalho completamente horizontal e colaborativo, é construído à luz de muito conhecimento”, afirma Thaisa, reforçando que a mudança foi planejada a partir da escuta dos consumidores, com dados do globo id e com uma grande pesquisa qualitativa, liderada pelo time de UX da companhia.
**Credito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock
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