Globo e NHK fazem samba em Ultra HD
Rede japonesa virá ao Brasil para gravar os desfiles da Marquês de Sapucaí com tecnologia 8K
Rede japonesa virá ao Brasil para gravar os desfiles da Marquês de Sapucaí com tecnologia 8K
Bárbara Sacchitiello
8 de fevereiro de 2013 - 1h03
As cores e fantasias das escolas de samba do Rio de Janeiro em imagens 16 vezes mais nítidas do que as melhores câmeras de alta definição. Isso já será possível no carnaval deste ano. Por conta de uma parceria com a rede de TV japonesa NHK, pela primeira a festa mais popular do País será gravada em 8K, com a tecnologia conhecida como Ultra High Definiton (Ultra HD).
"A tecnologia 8K é o futuro da televisão. Queremos analisá-la em um evento como o carnaval, que é rico em detalhes, cores e movimentos. A tecnologia UHDTV não é uma TV convencional, ela é imersiva. É muito mais para sentir do que para assistir", explica Fernando Bittencourt, dretor geral de engenharia da Rede Globo.
Pelo acordo, a rede japonesa enviará ao Brasil os equipamentos e seus profissionais para captar imagens dos desfiles das escolas de samba do Rio, na Marquês de Sapucaí. Para a emissora asiática, o carnaval brasileiro é uma oportunidade ótima para captar imagens e sons e, com isso, aprimorar a nova tecnologia.
Apesar dos testes, a transmissão em Ultra HD ainda é algo distante. No Japão, a estimativa é começar a realizar esse tipo de exibição em 2016, quando os aparelhos de TV já estiverem aptos para tal tecnologia. O primeiro monitor 8K foi apresentado na edição deste ano da CES (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, Estados Unidos.
Para a Globo, a parceria com a NHK renderá imagens e material para ser apresentado em outras feiras e encontros internacionais, além do próprio aprimoramento nas novas tecnologias do setor. Globo e NHK têm, inclusive, a prática de compartilhar experimentos e estudos de conteúdo e tecnologia televisiva. "Temos uma relação muito próxima com a NHK. Estamos sempre em contato com o maior centro de pesquisa en televisão do mundo, que é o laboratório da NHK, em Tóquio", conta Bittencourt.
Compartilhe
Veja também
NetLab: transparência da publicidade online é opaca
Conclusão é do relatório da indústria da desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil, elaborado pelo NetLab UFRJ e Senacom/MJSP
Black Friday na mídia: veículos preparam programas especiais para a data
SBT, Globo e CazéTV farão ações especiais com anunciantes para impulsionar principal data do varejo