Globo, EI e SBT levam craques do futebol para os games
Parcerias com desenvolvedoras e torneios geram iniciativas de disputas virtuais de jogos como FIFA e PES
Globo, EI e SBT levam craques do futebol para os games
BuscarGlobo, EI e SBT levam craques do futebol para os games
BuscarParcerias com desenvolvedoras e torneios geram iniciativas de disputas virtuais de jogos como FIFA e PES
Luiz Gustavo Pacete
6 de maio de 2020 - 6h00
Iniciativas de Globo, Esporte Interativo e SBT estão levando craques de times como Flamengo, Grêmio e Internacional para disputar partidas de FIFA e PES em projetos que recriam as disputas no ambiente dos games. Estádios cheios, times aquecidos, disputas calorosas e craques em campo deixaram de ser uma realidade do mundo real para se tornarem viáveis no mundo virtual.
A Globo, por exemplo, lançou nesta terça-feira, 5, o Futebol de Casa, torneio que reúne talentos como Gabigol, do Flamengo; o meia venezuelano Soteldo, do Santos; o zagueiro Bruno Fuchs, do Internacional; o atacante Talles Magno, do Vasco; o meia Jean Pyerre, do Grêmio; o lateral direito Guga, do Atlético Mineiro; e o atacante Anthony, do São Paulo, que entram no gramado virtual para representar seus clubes na competição online que começa no próximo dia 14 de maio.
A narração, bordões e comentários ficam por conta do narrador Everaldo Marques e o comentarista Murilo “Muuh Pro”, youtuber de futebol eletrônico com mais de 2,7 milhões de seguidores. O projeto é uma iniciativa da Globo, utilizando o game eFootball PES. “Este momento de quarentena trouxe muitas restrições, mas também abriu caminhos para a inovação e soluções mais ousadas. A carência de eventos ao vivo, abriu uma oportunidade para projetos diferentes de entretenimento, caso das lives de artistas da música. O que a gente vem focando na nossa unidade de games e eSports, é usar os games como plataforma para isso”, explica Leandro Valentim, head de games e e-sports da Globo.
Ainda de acordo com Valentim, essa integração de futebol com os e-sports já começou há algum tempo, com marcas de grandes times aparecendo nas competições, como o Flamengo no League of Legends, e o Corinthians, no Free Fire. “O Flamengo foi campeão brasileiro no League of Legends e o Corinthians, campeão brasileiro e mundial de Free Fire. A conexão se dá pela união de paixões, ampliando a torcida, trazendo uma nova geração de torcedores, e isso tende a aumentar. Quando o game é de futebol, a conexão é imediata. Games como FIFA e PES são muito fortes no Brasil, mas do ponto de vista de competição, de eSports, eles ainda estão atrás de games que já possuem um histórico de atuação, dedicação e investimento”, diz Valentim.
Em abril, o Esporte Interativo já havia realizado a Copa EI Games de FIFA 20, com a participação de craques do futebol brasileiro, jogando diretamente de suas casas. Entre eles, Valdívia, do Avai, Matheus Henrique, do Grêmio e outros atletas. “O engajamento com o futebol no mundo dos games sempre foi um pilar da nossa base de conteúdos de e-sports. Muitos atletas do futebol brasileiro são ótimos jogadores de FIFA. Nossa ideia nessa primeira edição foi promover uma competição entre essas estrelas e oferecer um entretenimento para os milhares de torcedores que estão sem futebol pra torcer nesse período”, diz Diego Vieira, head de conteúdo e estratégia de esportes da Turner no Brasil.
De 4 a 6 de maio, o SBT também terá iniciativa semelhante com o SBT All Stars, torneio virtual do jogo Fifa 20, estrelado por celebridades. O campeonato virtual vai reunir jogadores como Thiago Silva, Rodinei, Tiago Volpi, Tche Tche, Pablo e Alexandre Pato, que é embaixador do projeto. O evento terá locução do comediante e radialista Diguinho Coruja e comentários de Rudy Landucci, Ed Gama, Danilo Gentili e Murilo Couto. A TV Bandeirantes e o UOL também criaram iniciativas e farão a transmissão ao vivo do torneio Todos Por Um, uma competição beneficente de PES 2020 que reunirá grandes nomes do esporte e do entretenimento a partir do dia 11 de maio.
E o Botafogo lançou o Baterax Fogão League, competição que começa na quinta-feira, 7 de maio e será formado por quatro competições, sendo duas de FIFA e as outras duas de PES.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo