Globo entra na Justiça contra a Turner pelo Brasileirão
Emissora entende que a MP não pode alterar os contratos firmados anteriormente; disputa envolve a exibição de jogos na TV paga
Globo entra na Justiça contra a Turner pelo Brasileirão
BuscarGlobo entra na Justiça contra a Turner pelo Brasileirão
BuscarEmissora entende que a MP não pode alterar os contratos firmados anteriormente; disputa envolve a exibição de jogos na TV paga
Bárbara Sacchitiello
6 de agosto de 2020 - 13h32
A Globo anunciou nesta quinta-feira, 6, que entrou com uma ação judicial para impedir que a Turner exiba os jogos do Campeonato Brasileiro de clubes que assinaram contrato com a Globo. Os dois canais dividem os direitos do torneio na TV por assinatura desde o ano passado, com a Turner ficando com os direitos de transmissão dos jogos de 8 clubes, enquanto a Globo (pelo SporTV) mantém os direitos das partidas dos clubes restantes. Nesse contexto, um confronto entre um time da Globo e outro da Turner não poderia ser transmitido por nenhuma das emissoras. O Brasileirão tem início no próximo sábado, 8.
O motivo da Globo ter acionado a justiça é a nova MP do futebol, publicada em julho, que transfere o direito de arena ao clube mandante da partida. Há alguns dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a tabela das primeiras 10 rodadas do campeonato e sinalizou a Turner como a exibidora, na TV paga, de jogos que envolvem clubes acordados com a Globo. Embora não tenha comentado o assunto oficialmente, a empresa, proprietária dos canais TNT e Esporte Interativo, tenta utilizar a ampliar para ampliar seu pacote de transmissões do torneio.
No comunicado sobre a ação na Justiça, a Globo diz que seu entendimento é de que “a Medida Provisória não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal”. A Turner não comentou sobre a ação judicial.A Globo informa que possui contrato de exclusividade, em todas as plataformas, com os seguintes clubes da Série A: Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco. Já os clubes da Série A que fecharam acordo com a Turner para a transmissão na TV paga são Bahia, Athletico Paranaense, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos. O Red Bull Bragantino, que disputa a Série A este ano, não assinou acordo de transmissão com nenhuma emissora. Veja a íntegra do comunicado da Globo:
“A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa. O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”
Brasileirão indefinido
Apesar da disputa judicial que acontece antes do início do campeonato, ainda não há certeza de que a Turner exibirá o Brasileirão a partir deste fim de semana. Ainda antes da pandemia, a empresa acionou judicialmente os clubes com os quais possui acordo alegando que eles descumpriram cláusulas contratuais relativas aos direitos de imagem. A pendência ainda não foi resolvida e o canal TNT, até o momento, não está anunciando a rodada de estreia do Brasileirão em sua grade.
Na noite desta quarta-feira, 5, a Turner realizou um upfront para apresentar o pacote de transmissão das finais da Champions League, que começam nesta sexta-feira, 7. Nenhuma menção ao Campeonato Brasileiro foi feita na apresentação.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo