Globo formaliza dinâmica das novas manhãs
Com mudança de horário e de apresentadores, novo momento do Encontro, Mais Você e É de Casa visa aperfeiçoar entrega de jornalismo e entretenimento
Com mudança de horário e de apresentadores, novo momento do Encontro, Mais Você e É de Casa visa aperfeiçoar entrega de jornalismo e entretenimento
Giovana Oréfice
27 de junho de 2022 - 17h51
Em maio, a Globo anunciou uma mudança em sua dinâmica das manhãs. Invertendo os horários dos programas Mais Você e Encontro, o foco é dar mais fluidez ao conteúdo matutino da emissora sustentado pelos pilares de jornalismo e entretenimento. A novidade, que conta com novos apresentadores, foi oficializada nesta segunda-feira, 27, em coletiva de imprensa que aconteceu no gexperience, espaço de experiências da Globo em São Paulo.
À frente do Encontro estarão Patrícia Poeta e Manoel Soares, que deixa o É de Casa. A nova dupla substitui Fátima Bernardes que, em breve, deverá ser apresentada como a personalidade no comando do The Voice Brasil. Além disso, também foram apresentados oficialmente e estiveram presentes os nomes que comandarão o É de Casa: Maria Beltrão, que sai da GloboNews após 25 anos cobrindo hard news, se junta a Rita Batista, Thiago Oliveira e Talitha Morete.
Amauri Soares, diretor da TV Globo, afirmou que uma das principais apostas deste novo momento é a pluralidade do time e complementaridade de jornadas escaladas para apresentar os programas. O executivo salientou que a movimentação ocorre em um momento em que a Globo encara o melhor resultado de audiência na manhã nos últimos cinco anos, atendendo majoritariamente a dois grupos: os que buscam informação e aqueles que estão à procura de “companhia de variedade e entretenimento”. Segundo ele, a mudança vem da percepção das mudanças que a sociedade tem passado, sobretudo em panorama de pós-pandemia.
“Acabamos de sair de uma pandemia, de um momento muito especial de dois anos, que serviu muito como um acelerador de partículas no sentido de conhecimento e comportamento. A sociedade brasileira mudou muito, as coisas em casa mudaram muito: tendências foram aceleradas, novas tendências foram criadas, e isso tudo impacta enormemente no nosso trabalho de fazer televisão”, afirma.
A estratégia não mira a conquista de novo público específico, e sim acontece de acordo com o trabalho do veículo como calibragem da conexão com a sociedade. “Se você tiver que definir o que é a TV Globo, é uma busca permanente de sintonia com a sociedade brasileira. Envolve a representação social, de prestação de serviço, dramaturgia. Vimos o Brasil sair da pandemia, vemos os comportamentos, mas temos experiências muito profundas sobre o cotidiano dentro das casas e como as coisas estão hoje”, alega, ressaltando os impactos da crise sobre a população, como desemprego e diminuição de renda, e como isso reflete na decisão do veículo.
Dando continuidade ao noticiário hard news que começa pelo Bom Dia Brasil, o novo horário do Encontro objetiva estender as discussões acerca das atualidades de maneira leve e aprofundada. Na sequência, começa a ser introduzido o entretenimento, com mais variedades, por exemplo, durante o Mais Você. É importante ressaltar que a emissora também ampliou a faixa de noticiários locais, que deverão começar 15 minutos mais cedo com o novo modelo de grade, dando mais endosso ao jornalismo factual neste novo momento.
Já de acordo com Mariano Boni, diretor de variedades da TV Globo, a ideia é dar ferramentas para que os espectadores, que têm acesso a multiplataformas, tenham motivo para ligar a TV aberta na Globo diariamente pelas manhãs. O executivo reforça a posição da marca ao oferecer conteúdo e informação de qualidade com credibilidade enquanto prestadora de serviços à população. “A revolução digital no momento em que estamos nos levou a um ponto em que, em qualquer tela, de qualquer tamanho, tem informação e conteúdo”, pontua. “Acredito firmemente que a TV aberta continuará sendo fundamental para o povo brasileiro”, complementa Boni.
A TV Globo também divulgou na manhã desta segunda-feira o anúncio que introduz a nova grade à audiência:
Compartilhe
Veja também
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH
Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos
Com envio de âncoras, repórteres e correspondentes, veículos de TV, jornais e portais preparam cobertura especial da mais acirrada disputa do país