Valeria Contado
27 de junho de 2024 - 6h15
Globo contará com 400 profissionais para a cobertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Reprodução)
O mês de junho marcou para a Globo o início de uma maratona esportiva em sua grade diária. Além dos campeonatos regulares, da qual é detentora, e que continuam acontecendo, a empresa de mídia também é responsável pela exibição de competições internacionais.
A primeira que estreou foi a Eurocopa, no último dia 14. Dividida com a CazéTV, a competição europeia terá, ao todo, cinco jogos na TV aberta e 26 na grade por assinatura.
No último dia 20, começou também a Copa América, que ia Globo transmite com exclusividade. Com foco nos jogos da seleção brasileira, a TV Globo mostrará oito partidas ao vivo, enquanto o restante será disponibilizado nos canais Sportv.
Duas competições continentais acontecendo ao mesmo tempo já mexem significativamente no planejamento de cobertura e na disposição de profissionais da emissora. No entanto, em paralelo, a Globo se prepara para uma maratona esportiva ainda maior: a transmissão dos Jogos Olímpicos.
Essa edição do maior evento esportivo do mundo será dividida com a CazéTV, que detém uma parte dos direitos de exibição no digital. A Globo planeja uma programação de 200 horas, sendo cerca de 12 por dia, distribuídas pela TV aberta e por 4 canais dedicados aos Jogos no SporTV somados aos 40 sinais extras no Globoplay. Ao todo, serão mais de mil horas de conteúdo Olímpico, segundo a empresa.
O que surge na grade?
Para oferecer ao público o conteúdo voltado especialmente para essas competições, a Globo preparou uma programação especial, como explica Renato Ribeiro, diretor de conteúdo esportivo da casa. “A grade tradicional vai flutuando. À noite, por exemplo, temos um programa especial, pela primeira vez ocupando o horário nobre. Isso acontecerá exceto nas quartas-feiras, dias em que geralmente são exibidos jogos do Brasileirão e Libertadores no canal aberto”, conta.
Para os Jogos Olímpicos a empresa contará com 400 profissionais e 100 comentaristas contratados. Além disso, a Globo enviará 16 equipes de reportagem para a cobertura em Paris.
Para isso, alguns programas foram adicionados. Na TV Globo, o público contará com a Central Olímpica nas noites de segunda à sábado. Já no Sportv, o foco será o Ça Va Paris, que ganha uma edição diária.
A emissora preparou, ainda, um estúdio especial nos Estúdios Globo, feito de LED, que exibirá uma cidade desenvolvida utilizando a mesma tecnologia dos games, com elementos em realidade aumentada, sistemas interativos e iluminação sincronizados.
Renato Ribeiro explica que a preparação para esse tipo de cobertura é inerente aos profissionais, por isso acaba sendo bem orgânica, mesmo com a expressividade do número de esportes.
“Como transmitirmos muitos esportes olímpicos, ao longo do ano, nossos profissionais estão acostumados a lidar com os jogos. No caso da Olimpíada, é preciso ser ainda mais didático para as pessoas. Por isso, temos comentaristas especializados em esportes Oímpicos”, diz o diretor. Nomes como Daiane dos Santos, Arthur Zanetti, Hortência, Ítalo Ferreira estão no time.
O diretor completa dizendo que é preciso saber com quem se está falando e como conectar as pessoas. “Temos elementos que são diferentes da Copa do Mundo, por exemplo. Nesse caso, pega pela emoção, pelos atletas que são muito diversos, por ter um protagonismo feminino muito grande. Esse ano vamos presenciar um protagonismo das mulheres e dos ídolos que ajudamos a criar nos últimos anos, ficamos atentos a esse sentimento”, afirma.
Patrocinadores
Dentro do projeto esportivo, a Globo abriu pacotes especiais para cada uma das competições. Desse modo, Copa América, Eurocopa e Jogos Olímpicos formatam projetos diferentes, entre si, para cada marca.
A competição Sul-americana conta, atualmente, com Ambev e Betano na TV aberta e Betano na Sportv, que também é patrocinadora da disputa entre as seleções europeias em ambos os canais.
Segundo a comunicação da Globo, a emissora pretende oferecer aos anunciantes a presença na TV, ambiente digital, através das publicações nas redes e com possibilidade de ampliação de audiência.
Já nos canais lineares, esse patrocínio será destinado aos programas esportivos, da TV Globo e do Sportv, além de atrações de entretenimento e jornalismo, veiculação de campanhas nos intervalos comerciais e presença na cobertura do ge.
Para os jogos olímpicos, o grupo de mídia garantiu 17 marcas. Seis delas estão na TV aberta: Banco do Brasil, Claro, Corona, Nivea, Piracanjuba e Superbet. Nos canais por assinatura, serão KTO, Netshoes e XP Investimentos.
Para essa edição, a Globo negociou cotas de participação e top de 5 segundos. Elas foram comercializadas por Havaianas, McCain, P&G, Petrobras, Suzano, Samsung, Unilever e Zurich.