Bárbara Sacchitiello
13 de novembro de 2024 - 17h58
Filme Os Farofeiros 2, da Globo Filmes, faz parte do acervo da rede Telecine (Crédito: Reprodução)
A rede de canais Telecine passará a ser totalmente controlada pela Globo.
Criada em 1991, a rede de canais pagos era, até então, uma joint venture formada pela Globo junto de MGM, NBCU, Fox e Paramount.
A informação foi publicada inicialmente pelo portal Na Telinha e, posteriormente, confirmada pela Globo. No início do mês, inclusive, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a aquisição integral do Telecine por parte da Globo. A avaliação, no entanto, ainda está na etapa de análise de recursos.
“Com a aquisição total do Telecine, uma referência em curadoria de cinema, a Globo reforça seu papel como produtor e exibidor de conteúdo premium e mantém sua posição de vanguarda em filmes no mercado brasileiro, oferecendo uma experiência cada vez mais digital”, afirma, em comunicado, Manuel Belmar, diretor de Finanças, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo.
De acordo com a reportagem do Na Telinha, as empresas internacionais que faziam parte da joint-venture haviam demonstrado interesse em encerrar a participação no Telecine, uma vez que elas já contam com serviços próprios de streaming. Por isso, então, a Globo teria decidido seguir sozinha com a rede de canais.
Além dos canais lineares, o Telecine também conta com operação no streaming, cuja assinatura é comercializada pelo próprio Globoplay. Além das variações dos canais – como Premium, Pipoca, Action e outros – o Megapix também faz parte do grupo.
De acordo com a Globo, atualmente a rede de canais reúne um catálogo de mais de 2 mil títulos de obras do cinema.