Globo tem faturamento recorde de publicidade no primeiro trimestre
Impulsionada pelo BBB 24, empresa arrecadou R$ 2,33 bilhões com negociações comerciais, 18% a mais do que no início de 2023
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Bárbara Sacchitiello
28 de maio de 2024 - 16h14
A Globo registrou o melhor desempenho de publicidade dos últimos dez anos neste primeiro trimestre de 2024. A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Paulo Marinho, em comunicado distribuído aos funcionários na noite dessa segunda-feira, 27.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a Globo registrou faturamento total de R$ 3,65 bilhões, montante 12% superior ao faturamento dos primeiros três meses do ano passado, quando a empresa registrou o montante de R$ 3,27 bilhões.
Desse total arrecadado, 64% são provenientes de publicidade, ou seja, de ações comerciais e espaços comercializados na TV aberta, TV paga, Globoplay e plataformas digitais da Globo. No total, a Globo arrecadou R$ 2,33 bilhões com publicidade, de acordo com o informado pela própria empresa, em comunicado a que a reportagem de Meio & Mensagem teve a acesso.
Segundo Marinho explica no comunicado, essa foi a maior “receita de publicidade gerada nos últimos anos”. Na análise, o diretor-presidente da Globo refere-se aos números trimestrais da empresa.
No primeiro trimestre de 2023, de acordo com os números divulgados internamente pela Globo, o faturamento com publicidade alcançou a marca de R$ 1,97 bilhão. Na comparação direta entre os dois anos, portanto, houve aumento de 18% no faturamento comercial.
Ainda no comunicado, Paulo Marinho cita nominalmente o Big Brother Brasil como um dos responsáveis pelos números. O diretor-presidente avalia que o reality “foi um sucesso e se destacou como a maior audiência de uma final de programa desde 2021”.
Marinho diz, ainda, que o programa segue com a capacidade de impulsionar a performance de todo o “ecossistema Globo, incluindo canais fechados e canais digitais”.
Além da publicidade, a Globo também arrecadou R$ 1,23 bilhão com receitas de conteúdo/programação e assinaturas. Nessa parte, estão compreendidas todas as receitas relacionadas, por exemplo, a programação de televisão paga, assinantes de OTT (como o Globoplay), vendas de produtos ao exterior etc.
Essa parte da receita de conteúdo também teve performance melhor do que no início de 2023, registrando alta de 10% no primeiro trimestre do ano.
Há, ainda, uma terceira parte que compõe a receita da Globo, no valor de R$ 95 milhões, classificada como Outros, que abrange, por exemplo, os negócios obtidos com direitos de transmissão e outros serviços.
Principal produto comercial da Globo no inicio do ano, o BBB 24, mais uma vez, trouxe resultados positivos aos negócios da companhia.
Na edição deste ano, que começou no dia 8 de janeiro e foi exibida até 26 de abril, 31 marcas realizaram ações de conteúdo e merchandising na casa. Dessas, 16 foram patrocinadoras da edição, enquanto as demais adquiram espaços avulsos para exibir seus produtos ou serviços na casa.
Patrocinaram o BBB 24 as marcas Mercado Livre, Stone, Seara, Esportes da Sorte, Downy, Rexona, Chevrolet, Amstel, iFood, Pantene, Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, Cif, Latam e Oi.
Já nas ações avulsas, apareceram no BBBB 24 as marcas Kwai, Electrolux, Delícia, Nestlé, Ajinomoto, Estácio, Disney, Yoki, SBP, Ministério da Saúde, Centrum, Hellman’s, Kibon, Niely e Pepsi.
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