Globo volta a postar links no Facebook
Páginas do jornal O Globo e das revistas da Editora voltaram a postar o link para acesso direto ao conteúdo; há oito meses, Organizações proibiram a prática
Páginas do jornal O Globo e das revistas da Editora voltaram a postar o link para acesso direto ao conteúdo; há oito meses, Organizações proibiram a prática
Bárbara Sacchitiello
2 de janeiro de 2014 - 4h33
A virada do ano marcou o início da mudança de uma polêmica estratégia adotada pelas Organizações Globo. Desde abril do ano passado, o grupo de mídia proibiu a postagem de links de conteúdo de todos os seus veículos no Facebook. A medida – que contemplou a TV, o portal G1, as revistas da Editora Globo e os demais canais de comunicação do Globo – gerou bastante críticas e debates acerca do papel do uso das redes sociais por veículos e vinha sendo seguida rigorosamente até os últimos dias de 2013.
Desde o último dia 30, porém, o jornal O Globo voltou a publicar links em chamadas para suas matérias nos posts de sua fanpage no Facebook. O mesmo acontece nas páginas das revistas da Editora Globo, como Época e AutoEsporte.
A reportagem apurou que funcionários desses veículos receberam um comunicado interno, com novas regras para a utilização do Facebook. No texto, as Organizações Globo autorizam a publicação de links de suas notícias, desde que as chamadas sejam curtas. Não é permitido, no entanto, promover as publicações fazendo uso das ferramentas pagas oferecidas pelo Facebook.
Por enquanto, a fanpage do G1 e da Rede Globo ainda não estão postando links em suas notícias. De acordo com a assessoria de imprensa da Editora Globo, ainda não há um posicionamento oficial que explique a nova estratégia e cada veículo das Organizações está adotando as medidas determinadas. A empresa, no entanto, deve se pronunciar nos próximos dias sobre seu novo padrão de trabalho nas redes sociais.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas