Google amplia uso de machine learning em anúncios
Novas ferramentas exibidas no Google Marketing Live, nesta semana, incluem publicidade responsiva, YouTube e solução para varejistas
Google amplia uso de machine learning em anúncios
BuscarGoogle amplia uso de machine learning em anúncios
BuscarNovas ferramentas exibidas no Google Marketing Live, nesta semana, incluem publicidade responsiva, YouTube e solução para varejistas
Luiz Gustavo Pacete
12 de julho de 2018 - 9h17
O Google anunciou na tarde da terça-feira, 10, no Google Marketing Live, evento que ocorreu nos Estados Unidos, soluções de anúncios utilizando machine learning. As novidades fazem parte de um novo foco estratégico da empresa em potencializar o uso da tecnologia voltada ao mercado publicitário. Recentemente, no Brasil, o Google anunciou um concurso para incentivar agências e anunciantes a ampliarem o uso de machine learning em seus processos de investimento em Google Ads.
De acordo com Henrique Russowsky, sócio e diretor de mídia da Jüssi, que estava presente no evento, entre as novidades, a com potencial de impacto na gestão de campanhas é a ferramenta Maximize Lift. “Ela permite dar lances com o objetivo de elevar ao máximo o search da marca. Isso significa uma transformação grande na mensuração das campanhas digitais. Até hoje, ao planejar uma campanha, estabelecemos patamares de alcance e frequência, com objetivo de provocar interesse pela marca ou produto anunciado”, explica.
Henrique reforça que no universo da busca, a novidade são os responsive search ads. “Não será mais necessário criar anúncios de texto inteiros. O anunciante poderá elaborar uma diversidade de títulos e textos de descritivos de anúncios, e o próprio Google se encarrega por multiplicar as combinações possíveis e aprender qual se destaca com uma melhor performance. O que se mostra muito interessante. ”
“As novidades que anunciamos no Google Marketing Live exploram todo o potencial do machine learning, seja para potencializar as campanhas de anunciantes ou para a identificação de novas oportunidades. Nossas soluções podem desde determinar o momento apropriado para a exibição de um anúncio para que maximize o resultado desejado, como por exemplo, gerar fluxo em loja física até indicar qual o melhor texto para os anúncios com base nos inputs dos anunciantes e em testes de títulos e descrições. O objetivo do Google é tornar o ecossistema da publicidade digital cada vez mais inteligente e eficiente para que todos os players sejam beneficiados”, explica Michel Sciama, coordenador de performance do Google Brasil.
Anúncios responsivos e relevância
A plataforma redesenhou os anúncios responsivos da rede de pesquisa. A partir de agora, basta fornecer até 15 títulos e 4 linhas de descrição: o resto é do serviço de machine learning do Google que vai testando diferentes combinações e aprendendo qual peça criativa traz melhores resultados para cada tipo de busca. Dessa forma, pessoas que buscam a mesma coisa podem ver anúncios diferentes, dependendo do contexto.
Maximize Lift
A empresa anunciou que até o final deste ano vai lançar a ferramenta Maximize Lift. Ela ajuda a atingir as pessoas mais propensas a considerar sua marca depois de assistir a um vídeo de propaganda. Essa nova estratégia de lances inteligentes também é alimentada por machine learning. Ela ajusta automaticamente os lances, no momento do leilão, e ajuda a atingir os objetivos da campanha.
O que o machine learning já faz pelas marcas
Local Campaigns
O recurso é um novo tipo de campanha criado com o objetivo exclusivo de aumentar as visitas ao varejo físico. Basta fornecer algumas informações, como os endereços das lojas e as peças publicitárias criativas, para que o Google faça uma otimização automática dos anúncios, em diferentes plataformas. Essa estratégia ajuda a atrair mais consumidores para dentro das lojas.
Shopping Campaigns
Lançado no início deste ano, a ferramenta otimiza o desempenho com base nos objetivos comerciais. Ela contribui para atingir as metas de receita sem a necessidade de passar pelo processo manual de administrar ou fazer lances para produtos e palavras-chave individuais. Essas campanhas serão aprimoradas ao longo dos próximos meses para permitir a otimização de múltiplos objetivos de negócios.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo