Google começa a orientar mercado sobre mudança nos cookies
Empresa lança Guia de Privacidade para Anunciantes com informações sobre captação, coleta, uso de dados primários e LGPD
Google começa a orientar mercado sobre mudança nos cookies
BuscarGoogle começa a orientar mercado sobre mudança nos cookies
BuscarEmpresa lança Guia de Privacidade para Anunciantes com informações sobre captação, coleta, uso de dados primários e LGPD
Bárbara Sacchitiello
13 de setembro de 2021 - 6h00
Desde quando o Google anunciou que seu navegador, o Chrome, não dará mais suporte aos cookies de terceiros, a indústria do marketing digital começou a refletir sobre as maneiras de atuar – e de conseguir impactar seu público-alvo – nessa nova era.
Agora, com a proposta de auxiliar agências e anunciantes a compreenderem melhor as questões de privacidade que envolvem essa mudança e, ao mesmo, mostrar os caminhos para a construção de novas estratégias de marketing digital, o Google lança nesta segunda-feira, 13, o Guia de Privacidade para Anunciantes.
“O guia tem a ideia de simplificar os conceitos e ajudar os anunciantes e agências a darem os primeiros passos nesse novo cenário. Trata-se se uma mudança estrutural na publicidade, pois teremos de alterar a maneira como fazemos marketing digital há mais de 20 anos”, pontua Isabela Cardoso, especialista em privacidade para produtos de publicidade do Google Brasil.
A profissional explica que o material preparado pelo Google traz algumas orientações a respeito de como os anunciantes podem coletar e trabalhar os dados primários, que passam a ser ainda mais importantes após a extinção dos cookies de terceiros, e de que forma essas informações podem estruturar as estratégias de comunicação. O guia conta, ainda, com um resumo das principais regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Como os dados de terceiros irão morrer dentro do Chrome, é importante olhar a relação construída com os cientes e pensar nos dados primários que vão além dos cookies. Procuramos, no guia, dar uma noção para que as empresas entendam a importância da coleta desse tipo de dado e, sobretudo, de deixar muito claro aos clientes sobre as informações que estão sendo captadas”, destaca a especialista.
As mudanças nos cookies de terceiros acontecerão apenas no final de 2023 mas a ideia do Google, com o lançamento, é justamente se antecipar às dúvidas dos profissionais de marketing digital. “A ideia é que o guia seja um documento vivo, atualizado constantemente conforme tenhamos novidades sobre o assunto. Na verdade, é um trabalho de aprendizado que está sendo feito em conjunto, entre toda a indústria”, conclui Isabela.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo