Google explica divisão de receita de publicidade com publishers
Empresa abre detalhes sobre a distribuição de receita pela ferramenta Ad Manager, onde é gerenciada a publicidade digital para suas plataformas
Google explica divisão de receita de publicidade com publishers
BuscarGoogle explica divisão de receita de publicidade com publishers
BuscarEmpresa abre detalhes sobre a distribuição de receita pela ferramenta Ad Manager, onde é gerenciada a publicidade digital para suas plataformas
Karina Balan Julio
24 de junho de 2020 - 13h31
O Google divulgou nesta semana, em seu blog, dois materiais que detalham como é calculada a divisão de receita publicitária com publishers através da ferramenta Ad Manager. A divulgação acontece depois da publicação de estudos que estimam que veículos retêm apenas 50% da receita de anúncios online.
Mídia programática: o que é e como funciona?
Uma pesquisa da consultoria PwC no Reino Unido, divulgada em maio, por exemplo, descobriu que publishers ficaram com apenas metade da receita de anúncios online de grandes anunciantes, como Nestlé e Unilever, nos últimos dois anos. A outra metade ficou com intermediários da cadeia de publicidade digital, como adtechs. O estudo levou em conta 267 milhões de anúncios veiculados.
Para divulgar sua distribuição, o Google explica que fez uma análise com os cem publishers que mais geram receita de publicidade programática pelo Ad Manager. Segundo a empresa, publishers ficam, em média, com 95% da receita de publicidade digital gerada quando utilizam a ferramenta – resultado que reflete apenas as taxas médias retidas pelo Google, e não taxas que são pagas a outras plataformas e serviços.
“O Google não sabe o que as outras empresas cobram, mas estamos compartilhando nossos preços para oferecer mais transparência sobre como a publicidade funciona”, disse a plataforma em seu blog.
Diferentes formatos de comercialização, diferentes formatos de divisão de receita
A divisão de receitas varia de acordo com o uso das ferramentas de publicidade do Google. De acordo com a companhia, quando o veículo permite a venda de mídia programática pelo Ad Manager do Google, delega mais opções de automação à plataforma – podendo estabelecer o preço mínimo de seu inventário, controlar as marcas que podem anunciar e o teor dos anúncios, entre outras preferências. Nesses casos, o publisher fica com no mínimo 80% da receita.
Já quando o veículo vende espaço publicitário digital diretamente para o anunciante ou por intermédio de outras plataformas, o Ad Manager só é usado para exibir os anúncios. Nesses casos, como o veículo faz a maior parte do trabalho, fica com cerca de 99% da receita pois o Google cobra uma taxa mínima.
Em outra situação, anunciantes e agências têm a opção de usar as ferramentas Google Ads e Display & Video 360 para comprar anúncios digitais em páginas de veículos pelo Ad Manager. Nesses casos, publishers ficam com cerca de 69% da receita – percentual equivalente à receita retida em 2019 por veículos, nesse formato de comercialização.
A taxa padrão cobrada pelo Google aos anunciantes que usam Display e Video 360, por sua vez, é de 15%.
O Google também afirma que a distribuição da receita publicitária também pode variar de acordo com diferentes variáveis, como os objetivos do anunciante, formatos de anúncio e a forma como os usuários engajam com as peças digitais. Todos os percentuais descritos pelo Google não consideram taxas que possam ser pagas a outras plataformas e serviços na cadeia.
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