Assinar

Google fatura US$ 6,1 bilhões com publicidade no trimestre

Buscar

Google fatura US$ 6,1 bilhões com publicidade no trimestre

Buscar
Publicidade
Mídia

Google fatura US$ 6,1 bilhões com publicidade no trimestre

Relatório financeiro da companhia mostra um salto de 32,5% na arrecadação no último trimestre de 2021, em comparação com o ano anterior


2 de fevereiro de 2022 - 14h13

(Crédito: Greg Bulla/Unsplash)

Com informações do Advertising Age

O Google divulgou nessa terça-feira 1, resultados que mostram que o quatro trimestre de 2021 foi muito forte para a companhia em termos de arrecadação obtida com publicidade. A empresa obteve, no período, uma receita de US$ 6,1 bilhões com comercialização de publicidade.

A Alphabet apresentou os resultados do quarto trimestre do ano, que mostram um crescimento de 32,5% na receita na comparação com o ano anterior, superando as estimativas de analistas de Wall Street. O bom desempenho de publicidade sinaliza que o Google pode ter superado os fatores econômicos que causaram a redução de investimentos por parte de algumas marcas.

Um executivo do Google atribuiu o crescimento de publicidade ao período de festas de fim de ano e também a uma onda de negócios gerada pelo YouTube e pelo search. O YouTube, particularmente, está lançando outros produtos de publicidade para a área de live shops, que já foram usados por empresas como Walmart, Backcountry, Samsung e Verizon, de acordo com Philip Schindler, chief business officer da Alphabet, que participou de uma conferência nesta terça-feira, 1. “O varejo foi o maior responsável pelo aumento da receita publicitária, seguido das indústrias de finanças, mídia e entretenimento”, declarou Schindler.

O Google desenvolveu algumas iniciativas de publicidades para que os varejistas pudessem utilizar o serviço de buscas de forma mais inteligente, e com conexão às campanhas veiculadas no YouTube, de acordo com Schindler. A empresa também aumentou o investimento em inteligência artificial e está ajudando os anunciantes a gerenciarem essas campanhas. “Há muito por trás desse impulsionamento da simplicidade”, declarou o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, durante a conferência.

As receitas de publicidade do YouTube cresceram 25%, atingindo a marca de US$ 8,6 bilhões. Nesse período, a plataforma de vídeos lançou anúncios linkados a catálogos de produtos além do vídeo action ads, ferramenta que permite que as pessoas façam compras diretamente pelo vídeo.

O impulso da publicidade de varejo no Google é um sinal da importância do social shopping e do e-commerce. A gigante de tecnologia compete com a Amazon em áreas como busca e compras online, assim como compete com Instagram e TikTok no segmento de vídeos. Todas essas plataformas vêm tentando unir vídeos, live streams e social media nas mesmas ferramentas de vendas.

O YouTube também tem o Shorts, uma ferramenta de vídeos curtos criada para competir com o TikTok. Segundo executivos, ela deverá ser mais explorada em termos de oportunidades de negócios. O Shorts foi lançado globalmente no ano passado.

A empresa também falou sobre a Privacy Sandbox, sua iniciativa de privacidade – assunto muito relevante para a publicidade, sobretudo por conta da extinção do suporte aos cookies de terceiros por parte do Chrome. Na semana passada, a empresa anunciou o Topics, uma ferramenta, que ainda está em fase de testes, que promete direcionar a publicidade de forma programática com base no interesse dos usuários. Alguns anunciantes estão preocupados que essa nova ferramenta possa diminuir o alcance dos anúncios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber

    PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber

    Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto

  • Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais

    Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais

    Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital