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Google quer fomentar os games em parceria com o Estado de SP

Ideia é que a plataforma disponibilize os conteúdos do Google Play Academy e do Favela Gaming para os estudantes de games das Fábricas de Cultura de São Paulo


31 de agosto de 2023 - 6h00

O Google está discutindo uma parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para fortalecer o mercado local de desenvolvimento de games, com foco em regiões periféricas do estado.

Google Games

Regina Chamma, diretora de Parcerias do Google Play para América Latina, com a Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (Crédito: Pedro Fratino)

O objetivo do projeto em análise é capacitar alunos e frequentadores das Fábricas de Cultura – projeto do estado que disponibiliza espaços com acesso gratuito a diversas atividades pedagógicas e culturais – sobre o desenvolvimento de jogos.

Para atingir esse objetivo, o Google disponibilizará os conteúdos do Google Play Academy e do Favela Gaming para os estudantes do curso de criação de games das Fábricas de Cultura.

O Favela Gaming é uma plataforma criada pela parceria entre YouTube Gaming, Gerando Falcões e Final Level Co, que busca fomentar a inserção de jovens de grupos sub-representados no mercado de games, auxiliando-os a conquistarem carreiras de sucesso nesta indústria.

Com o objetivo de incentivar desenvolvedores a iniciarem suas carreiras e a expandirem seus negócios, o Google Play Academy, do Google Play, fornece conhecimento prático sobre este mercado, por meio de cursos online.

Mercado em desenvolvimento

Segundo prévia da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, divulgada nesta quarta-feira, 30, o número de estúdios de desenvolvimento no Brasil cresceu 3,27% em 2022. Em 2021, o número de estúdios nacionais de desenvolvimento de games ativos era de 1.009, já no ano passado passou para 1.042.

O estudo ainda revela que, desde 2020, foram publicados cerca 2.600 jogos brasileiros no mercado, sendo que 1.008 foram lançados exclusivamente no ano passado. A pesquisa foi coordenada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).

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