Google apresenta novidades de IA para busca, Maps e Tradutor
Com auxilio da inteligência artificial, a big tech está expandindo e lançando recursos para seu serviço de busca, Maps e Tradutor
Google apresenta novidades de IA para busca, Maps e Tradutor
BuscarGoogle apresenta novidades de IA para busca, Maps e Tradutor
BuscarCom auxilio da inteligência artificial, a big tech está expandindo e lançando recursos para seu serviço de busca, Maps e Tradutor
9 de fevereiro de 2023 - 18h35
Após anunciar o Bard, serviço experimental de IA conversacional, parecido com o ChatGPT, o Google apresentou novidades de inteligência artificial para o seu serviço de busca, Maps e Tradutor. Entre elas está o lançamento oficial do Multisearch, experiência de busca que combina imagem e texto, para mais idiomas e países, incluindo o Brasil.
Recentemente, o Google adicionou ao recurso a possibilidade de pesquisar localmente. Ou seja, agora, o usuário pode tirar uma foto com o Lens e adicionar o “perto de mim” na pesquisa para encontrar o que precisa. Além disso, será possível fazer a captura de tela de um prato ou um objeto e ver em qual restaurante ou loja mais próxima esses itens estão disponíveis.
Até então, o Lens permitia a pesquisa usando o câmera ou fotos, diretamente na barra de busca. Agora, também será possível pesquisar sobre o que está na tela do seu celular. De acordo com o Google, nos próximos meses, o usuário poderá usar o recurso para “pesquisar tela” (Search screen, em inglês) diretamente no Android. Isso quer dizer que o usuário poderá pesquisar o que vê em fotos ou vídeos em sites e aplicativos de mensagens e vídeos, sem precisar sair deles.
Para o Maps, o Google anunciou que, agora, a Visualização Imersiva está disponível em mais cinco cidades, entre elas Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio e, nos próximos meses, em Florença, Veneza, Amsterdã e Dublin. Além disso, o recurso terá avanços em IA e visão computacional, com uma imersão que funde bilhões de imagens de Street View e panoramas aéreos para criar um modelo digital. Por meio dessa ferramenta, é possível sobrevoar virtualmente um local, ver a aparência da área em diferentes momentos do dia e como estará o clima.
Ainda no Maps, o Google expandirá, nos próximos meses, a funcionalidade Live Indoor View para mais de mil novos aeroportos, shoppings e estações de trem em diversas cidades espalhadas pelo mundo, englobando São Paulo, Cingapura, Barcelona, Berlim, Frankfurt, Londres, Madri, Melbourne, Paris, Praga, Sydney, Taipei e Tóquio. Com essa funcionalidade é possível apontar a câmera do celular dentro dos locais para encontrar caixas eletrônicos, lojas e restaurantes.
Outra novidade do Maps é que será possível seguir a viagem com a visualização resumida da rota ou direto da tela de bloqueio. A big tech ainda informou que, nos próximos meses, será possível visualizar os postos de recarga de carros elétricos direto na busca e no Maps. Os motoristas poderão adicionar paradas obrigatórias de carregamento a viagens mais curtas e o aplicativo vai sugerir o melhor destino com base em fatores como tráfego atual, nível de carga do carro e consumo de energia esperado.
Além de mudanças no design do Google Tradutor, que foi totalmente redesenhado para os usuários do Android e ganhará uma nova interface para os usuários de iOS, o Google anunciou que a plataforma passará a oferecer, nos próximos meses, traduções mais abrangentes e contextuais para palavras únicas, frases curtas e expressões com vários significados.
Essa funcionalidade foi pensada para ajudar o usuário a entender melhor e encontrar a melhor tradução com base no contexto. Ela estará disponível em inglês, francês, alemão, japonês e espanhol nas próximas semanas e será expandida para mais idiomas nos próximos meses. No mundo, incluindo o Brasil, também começam a funcionar as opções de tradução de realidade aumentada no Lens, que misturam o texto traduzido em imagens, tornando-as mais naturais.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo