Mídia
Google impulsiona ferramentas a anunciantes com IA generativa
No Google Marketing Live, a big tech anunciou avanços em anúncios com inteligência artificial a partir de solução com chatbot e estúdio de criação que fomenta a criatividade
Google impulsiona ferramentas a anunciantes com IA generativa
BuscarGoogle impulsiona ferramentas a anunciantes com IA generativa
BuscarNo Google Marketing Live, a big tech anunciou avanços em anúncios com inteligência artificial a partir de solução com chatbot e estúdio de criação que fomenta a criatividade
Giovana Oréfice
23 de maio de 2023 - 13h00
A inteligência artificial está no centro das estratégias do Google não só mirando o consumidor final, mas também os anunciantes. Durante o evento Google Marketing Live, que aconteceu nesta terça-feira, 23, a gigante da tecnologia anunciou a expansão de suas ferramentas do Google Ads e novos produtos alimentados por IA.
A primeira novidade do Google são os Automatically Created Assets. A solução aplica a inteligência artificial generativa como ponto de largada para a criação de anúncios e experiência de chat.
Através de modelos de linguagem natural, a solução faz um resumo de uma página do site indicado pela marca e, a partir daí, cria conteúdos como descrições e títulos combinados a palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços. Ademais, a ferramenta será capaz de sugerir imagens para complementar o anúncio.
“O objetivo é fazer com que os anúncios sejam adequados à proposta de valor e aos consumidores que os anunciantes já conhecem”, afirmou Jeff Harrel, senior director for ad automation do Google, em mesa redonda realizada à imprensa na última sexta-feira, 19. Os anunciantes poderão editar as sugestões antes que a campanha seja colocada no ar.
A solução também é capaz de gerenciar desempenho contínuo a anunciantes. A tecnologia é treinada para realizar análises constantes dos ativos das marcas indicadas na landing page fornecida à ferramenta e gera novos recursos semelhantes aos já aprovados pela marca. Ademais, a IA poderá analisar padrões de consulta de usuários já estabelecidos para fornecer balanços de sua eficácia ao anunciante.
A IA generativa também será adicionada à estratégias multicanais por meio do Performance Max. O Google aponta que 25% dos anunciantes já estão usando um anúncio em vídeo criado por IA no YouTube.
“Todos podemos concordar que a IA representa uma grande mudança na tecnologia e traz oportunidades empolgantes para consumidores e empresas. A última grande mudança da época foi para o celular há uma década”, comentou Dan Taylor, VP de global ads do Google. “Assim que nós, como indústria, abraçarmos essa mudança no comportamento do consumidor e a inovação que ela possibilitou, permitimos uma enorme oportunidade para o marketing digital e para o mundo”, complementou.
Os Automatically Created Assets estão em fase de testes beta para anunciantes usando mecanismos de busca e campanhas no Performance Max. Ademais, a big tech já realiza experimentos em linguagens adicionais. Entre elas estão o espanhol, italiano, francês e português, por exemplo, a fim de que o lançamento chegue a outros mercados ao longo do ano.
Jeff Harrel, senior director shopping do Google, salientou que a qualidade de imagens e o visual de campanhas é crucial para gerar melhores resultados de busca e desempenho de anúncios. Um estudo da companhia indica que há uma demanda maior de compras por produtos que contam com várias imagens em um anúncio: aumento de 76% nas impressões e de 32% em cliques.
Visando diminuir custos e tempo com a produção de imagens, a big tech apresentou a funcionalidade Product Studio. O Google endossa o uso da inteligência artificial na melhoria de imagens gratuitamente. Anunciantes poderão criar ambientações para fotos pré-existentes, bem como alterar seu background e melhorar a qualidade e resolução das imagens com a adição de pixels.
A solução estará disponível nos Estados Unidos nos próximos meses. Os anunciantes terão acesso via a plataforma Merchant Center Next, bem como em aplicativos do Google e YouTube no Shopify.
“Isso é ótimo para comerciantes com necessidades sazonais de marketing ou baseadas em campanhas; ou se eles estão apenas experimentando algo bom para usar”, exemplificou Harrel durante a mesa redonda da última semana.
Além disso, os anúncios do Google dão continuidade aos comunicados sobre os avanços em IA feitas na Google I/O 2023, conferência anual da companhia. O evento aconteceu na última quarta-feira, 10, nos Estados Unidos. Entre os destaques está a expansão do Bard, sua plataforma de inteligência artificial, para 180 países.
Até o momento, a ferramenta estava em fase de testes, disponível para alguns usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido. Contudo, ainda não há data de lançamento no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Perfis de celebridades são os menos seguidos nas redes, diz pesquisa
Levantamento da Brazil Panels revela que celebridades são seguidos por apenas 21,5% do público nas redes sociais, contra mais de 50% que seguem especialistas
Xógum, The Bear e Bebê Rena: confira os vencedores do Emmy 2024
Além de Hack, do Max, séries exibidas pelo Disney+ e Netflix foram as principais vencedoras da premiação que aconteceu no último domingo, 15