Google impulsiona ferramentas a anunciantes com IA generativa
No Google Marketing Live, a big tech anunciou avanços em anúncios com inteligência artificial a partir de solução com chatbot e estúdio de criação que fomenta a criatividade
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BuscarNo Google Marketing Live, a big tech anunciou avanços em anúncios com inteligência artificial a partir de solução com chatbot e estúdio de criação que fomenta a criatividade
Giovana Oréfice
23 de maio de 2023 - 13h00
A inteligência artificial está no centro das estratégias do Google não só mirando o consumidor final, mas também os anunciantes. Durante o evento Google Marketing Live, que aconteceu nesta terça-feira, 23, a gigante da tecnologia anunciou a expansão de suas ferramentas do Google Ads e novos produtos alimentados por IA.
A primeira novidade do Google são os Automatically Created Assets. A solução aplica a inteligência artificial generativa como ponto de largada para a criação de anúncios e experiência de chat.
Através de modelos de linguagem natural, a solução faz um resumo de uma página do site indicado pela marca e, a partir daí, cria conteúdos como descrições e títulos combinados a palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços. Ademais, a ferramenta será capaz de sugerir imagens para complementar o anúncio.
“O objetivo é fazer com que os anúncios sejam adequados à proposta de valor e aos consumidores que os anunciantes já conhecem”, afirmou Jeff Harrel, senior director for ad automation do Google, em mesa redonda realizada à imprensa na última sexta-feira, 19. Os anunciantes poderão editar as sugestões antes que a campanha seja colocada no ar.
A solução também é capaz de gerenciar desempenho contínuo a anunciantes. A tecnologia é treinada para realizar análises constantes dos ativos das marcas indicadas na landing page fornecida à ferramenta e gera novos recursos semelhantes aos já aprovados pela marca. Ademais, a IA poderá analisar padrões de consulta de usuários já estabelecidos para fornecer balanços de sua eficácia ao anunciante.
A IA generativa também será adicionada à estratégias multicanais por meio do Performance Max. O Google aponta que 25% dos anunciantes já estão usando um anúncio em vídeo criado por IA no YouTube.
“Todos podemos concordar que a IA representa uma grande mudança na tecnologia e traz oportunidades empolgantes para consumidores e empresas. A última grande mudança da época foi para o celular há uma década”, comentou Dan Taylor, VP de global ads do Google. “Assim que nós, como indústria, abraçarmos essa mudança no comportamento do consumidor e a inovação que ela possibilitou, permitimos uma enorme oportunidade para o marketing digital e para o mundo”, complementou.
Os Automatically Created Assets estão em fase de testes beta para anunciantes usando mecanismos de busca e campanhas no Performance Max. Ademais, a big tech já realiza experimentos em linguagens adicionais. Entre elas estão o espanhol, italiano, francês e português, por exemplo, a fim de que o lançamento chegue a outros mercados ao longo do ano.
Jeff Harrel, senior director shopping do Google, salientou que a qualidade de imagens e o visual de campanhas é crucial para gerar melhores resultados de busca e desempenho de anúncios. Um estudo da companhia indica que há uma demanda maior de compras por produtos que contam com várias imagens em um anúncio: aumento de 76% nas impressões e de 32% em cliques.
Visando diminuir custos e tempo com a produção de imagens, a big tech apresentou a funcionalidade Product Studio. O Google endossa o uso da inteligência artificial na melhoria de imagens gratuitamente. Anunciantes poderão criar ambientações para fotos pré-existentes, bem como alterar seu background e melhorar a qualidade e resolução das imagens com a adição de pixels.
A solução estará disponível nos Estados Unidos nos próximos meses. Os anunciantes terão acesso via a plataforma Merchant Center Next, bem como em aplicativos do Google e YouTube no Shopify.
“Isso é ótimo para comerciantes com necessidades sazonais de marketing ou baseadas em campanhas; ou se eles estão apenas experimentando algo bom para usar”, exemplificou Harrel durante a mesa redonda da última semana.
Além disso, os anúncios do Google dão continuidade aos comunicados sobre os avanços em IA feitas na Google I/O 2023, conferência anual da companhia. O evento aconteceu na última quarta-feira, 10, nos Estados Unidos. Entre os destaques está a expansão do Bard, sua plataforma de inteligência artificial, para 180 países.
Até o momento, a ferramenta estava em fase de testes, disponível para alguns usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido. Contudo, ainda não há data de lançamento no Brasil.
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