Google inaugura YouTube Space Rio
Espaço de 3 mil m2 no Porto Maravilha será aberto para a capacitação de criadores brasileiros oferecendo tecnologia de última geração
Espaço de 3 mil m2 no Porto Maravilha será aberto para a capacitação de criadores brasileiros oferecendo tecnologia de última geração
Teresa Levin
7 de agosto de 2017 - 16h54
“O Rio é o polo de produção audiovisual do País e não poderíamos deixar de estar presentes aqui”. Com esta declaração Fabio Coelho, vice-presidente da Google Inc. e presidente do Google Brasil, inaugurou nesta segunda-feira, 7, o YouTube Spaces Rio, o décimo espaço do tipo que a marca tem ao redor do mundo; os outros estão localizados em cidades como Nova York, Los Angeles, Londres e São Paulo, sendo que nesta última o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Criar. A iniciativa marca a chegada oficial do Google ao Rio de Janeiro e mostra o compromisso que ele tem não só com o Rio, mas com o país. “Temos um compromisso com o Brasil, com uma série de investimentos estruturais no País e no Rio. Este é um deles”, falou o executivo do Google.
O YouTube Spaces Rio ocupa o armazém número 1 na região que ficou conhecida como Boulevard Olímpico, em um espaço de 3 mil m2 no qual estão instaladas salas para workshops, espaços de convivência e três estúdios para gravação, sendo um deles de 180 m2, entre outras áreas. Os criadores brasileiros terão a sua disposição equipamentos de última tecnologia como câmeras 4k, câmeras de cinema e câmeras 360, entre outros. “O YouTube é sobre histórias do mundo e sobre storytellers. Nosso trabalho no Spaces é ajudar o storytelling e os storytellers em três pilares: aprender, conectar e criar”, explicou Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces durante a inauguração.
Para participar de um dos workshops no espaço, basta ter mais de mil seguidores em um canal no YouTube. Já para poder utilizar os estúdios e equipamentos do local, é necessário ter mais de 10 mil inscritos em um canal na plataforma. A ideia é que quem passar pelo YouTube Spaces, tenha capacitação para usar as diversas ferramentas disponíveis, além dos equipamentos oferecidos pelo Google.
Para comandar o espaço, o YouTube contratou Livia Marquez, profissional que até o ano passado comandou a área de branding e marketing da Tim. “O YouTube respeita os locais onde instala o YouTube Space. O DNA do Space de todos é o mesmo, mas o de Nova York tem suas características, assim como o de Los Angeles e o do Rio”, disse. Por conta disso, um dos estúdios reproduz os Arcos da Lapa e espaços tradicionais do Rio como um botequim e uma galeria de arte. Já a área central do Spaces chama-se Lagoa e remete à Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais da capital carioca.
O valor investido nesta iniciativa não foi relevado pelo Google. O projeto vem sendo tocado pela empresa há quatro anos, antes mesmo da derrubada da Avenida Perimetral, o que possibilitou a criação do Boulervard Olímpico. Localizado ao lado do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio, a expectativa é de que o YouTube Spaces incremente o movimento na região, que também tem o AquaRio e foi uma das mais procuradas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O Google está com a renovação do Rio”, concluiu Lívia.
Microinfluenciadores: quem são?
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo