Google Maps celebra 15 anos com inovações
Serviço de mapeamento apresenta mudanças em design, ferramentas e integração multimodal
Serviço de mapeamento apresenta mudanças em design, ferramentas e integração multimodal
Igor Ribeiro
6 de fevereiro de 2020 - 15h04
A propósito do aniversário de 15 anos do Maps, o Google está promovendo uma série de mudanças na ferramenta globalmente. As novidades vão desde o ícone do aplicativo e um layout renovado no mobile, até novos atributos para estimular a colaboração de usuários.
A empresa anunciou as mudanças durante evento na sede do Google em São Paulo nesta quinta-feira, 6. “Desde a época em que era só um mapa para imprimir, o Maps evoluiu muito, virou uma ferramenta de comércio, com informações organizadas, navegação, dicas de lugares e muito mais”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e VP global da empresa. A versão para desktop, com interatividade reduzida e que trazia alguns mapas dos Estados Unidos, foi lançada em fevereiro de 2005. Dois anos depois chegou ao Brasil.
Entre as principais novidades estão as abas. “Explorar” e “Dia a Dia”, que já estavam na home do aplicativo, continuam presentes. “Para Você” vai virar “Novidades”, incluindo uma ferramenta de Mensagens com comércios próximos, no submenu. Outra aba será “Contribuir”, para facilitar a publicação, atualização e correção de informações no mapa sobre ruas, trajetos ou estabelecimentos. Também será criada a aba “Salvo”, na qual o usuário encontra seus lugares favoritos.
O Google também apresentou novidades para facilitar a reunião de informações de quem deseja utilizar transportes públicos em cidades. “Os usuários poderão acessar seu perfil e colocar suas preferências como os meios de transporte que mais utilizam, os horários mais comuns, as rotas favoritas e assim terão uma experiência mais personalizada”, descreveu Tijana Jankovic, head de parcerias estratégicas do Google para a América Latina.
Também será possível saber detalhes como a acessibilidade a deficientes naquele modal específico, se há sistemas de segurança como câmeras a bordo e até como costuma ser a temperatura em seu interior. Além disso, lugares como Brasília, Guarulhos, Niterói, Osasco, Recife, Ribeirão Preto e Salvador, numa lista que inclui mais de 60 cidades, passarão a ter informações em tempo real sobre rotas, tempo, paradas, partidas e chegadas de ônibus municipais. As mudanças começarão a ser lançadas gradualmente a partir de março.
“Num futuro próximo, queremos integrar com ferramentas de pagamento e colocar mais informações nas paradas e estações por meio de realidade aumentada, como as linhas que passam ali e o tempo de chegada do próximo trem, por exemplo”, descreveu Tijana.
André Kovaltowski, gerente de produtos do Google Maps Latam, destacou que realidade aumentada já é utilizada na ferramenta Live View, que permite navegação a pé pela cidade baseada em dicas visuais do panorama urbano, mas que sua integração ao aplicativo deverá crescer. “Realidade aumentada é um dos atributos que mais apresenta possibilidades para o Maps e tem um potencial gigantesco para muitos tipos de experiências”, disse.
Segundo o Google, o Maps é utilizado hoje por mais de um bilhão de pessoas no mundo e o Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários. A plataforma tem mais de 220 países e territórios mapeados, com 16 milhões de quilômetros na modalidade Street View. A plataforma tem cerca de 120 milhões de Local Guides, como chamam colaboradores que colocam ou atualizam informações no Maps: são cerca de 20 milhões de contribuições diárias globalmente, segundo números internos.
Compartilhe
Veja também
MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone
Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo
Mestres da Air Fryer: Band estreia reality em parceria com Britânia
Competição começa no sábado, dia 23, com apresentação de Luiza Possi e destaque para o uso do eletrodoméstico na preparação de receitas