Assinar

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Buscar

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Buscar
Publicidade
Mídia

Google movimentou R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

Relatório, elaborado pela Access Partnership, avalia os impactos dos serviços gerados por Busca, Google Ads, Google Cloud, Google Play, Google Ad Sense e YouTube


27 de junho de 2023 - 17h47

(Crédito: Shutterstock)

O Google, por meio das plataformas de busca, publicidade, vídeos e outros serviços, movimentou R$ 153 bilhões no Brasil no ano de 2022.

O dado foi divulgado pela própria empresa durante o Google for Brasil, evento dedicado a apresentações dos principais movimentos da companhia no País para os próximos meses.

Assim como nos anos anteriores, o Google apresenta o Relatório de Impacto Econômico, cuja proposta é aferir, de maneira quantitativa, o quanto seus serviços contribuíram para a movimentação de recursos na economia nacional.

O relatório é elaborado pela consultoria Access Partnership e considera os recursos movimentados pelo buscador, Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube.

Para cada uma dessas plataformas é considerado o valor que pode ter sido gerado para as empresas. No caso do Google Ads, por exemplo, é considerado o retorno do investimento para o anunciante que investiu na plataforma. Já para o Google Play são avaliados os valores que os downloads de aplicativos geraram aos seus desenvolvedores.

Em 2021, o relatório do Google estimou que suas plataformas ajudaram a movimentar R$ 104,5 bilhões na economia brasileira.

Impacto econômico do Google Cloud

Pela primeira vez, o Relatório de Impacto Econômico do Google apresentou informações específicas sobre o Google Cloud, a plataforma de computação em nuvem da companhia.

Segundo o relatório, em 2022, os serviços oferecidos pelo Google Cloud geraram R$ 833 milhões em forma de ganhos de eficiência gerados pelo uso da nuvem.

Ainda, o estudo mapeou que o Google Workspace – que engloba ferramentas como Docs, Drive e Fotos – gerou R$ 31 bilhões em benefícios aos usuários.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra