Assinar

Google News Initiative completa um ano com novidades

Buscar

Google News Initiative completa um ano com novidades

Buscar
Publicidade
Mídia

Google News Initiative completa um ano com novidades

Plataforma lança ferramentas que auxiliam na qualificação de dados e checagem de conteúdo pela imprensa


26 de março de 2019 - 12h04

Projeto foi lançado em março de 2018 (Crédito: reprodução/iStock)

O Google News Initiative, projeto criado para apoiar e investir em soluções que auxiliem a imprensa por meio de tecnologia, completou um ano nessa segunda-feira, 25. Com foco em ajudar as empresas de jornalismo a qualificar seu uso de dados, a companhia aproveitou a data para anunciar novas ferramentas desenvolvidas para a plataforma em 2019.

Entre os lançamentos está a Realtime Content Insights (RCI), uma ferramenta gratuita que ajuda os editores a tomarem decisões segundo a circulação e recepção de seus conteúdos. A tecnologia permite, segundo o Google, saber quais artigos são mais populares entre o público e quais tópicos têm melhor desempenho por região.

Outro anúncio foi o Maturity Benchmarking Tool. Desenvolvida com base em uma pesquisa realizada em colaboração com a Deloitte, a aplicação avalia a maturidade dos dados da empresa e suas potencialidades na comparação com outros veículos de mídia. Complementa essa ferramenta o Data Activation Guide, que traça as etapas necessárias para que as marcas qualifiquem seu tratamento e uso de dados.

O Google anunciou a expansão do Propensity to Subscribe, ferramenta que utiliza a tecnologia de machine learning para indicar os leitores mais propensos a pagar pelo conteúdo dos canais jornalísticos. No Brasil, o programa que ainda está em fase de desenvolvimento já está sendo testado por veículos como Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e O Estado de S. Paulo. A companhia pretende, ainda, promover o GNI Data Lab, um programa de 12 semanas para editores de veículos selecionados com o objetivo de habilitar os profissionais a entenderem e melhorarem seus recursos de dados.

Fact checking e novos modelos de monetização
Além do uso de dados, o fact checking também está entre as apostas do Google News Initiative para o ano. A plataforma vai apostar em ferramentas para aumentar a eficiência de verificação de notícias, como o Fact Check Markup e o ClaimReview. Há ainda o Fact Check Explorer, já disponível na plataforma, por meio deo qual os profissionais poderão encontrar materiais já checados por meio de uma busca simples. O Google também pretende abrir as ferramentas para APIs, com o intuito de incentivar desenvolvedores a construir aplicativos que possam auxiliar no processo de checagem.

A ferramenta Assine com o Google já é utilizada por Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Diários Associados. A ferramenta concentra as assinaturas por meio da conta gmail e mantém o usuário logado em todas as plataformas do veículo. Segundo a companhia, a iniciativa visa aumentar os modelos de monetização e o número de pagantes por conteúdo jornalístico digital.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também