Google News Initiative completa um ano com novidades
Plataforma lança ferramentas que auxiliam na qualificação de dados e checagem de conteúdo pela imprensa
Google News Initiative completa um ano com novidades
BuscarGoogle News Initiative completa um ano com novidades
BuscarPlataforma lança ferramentas que auxiliam na qualificação de dados e checagem de conteúdo pela imprensa
O Google News Initiative, projeto criado para apoiar e investir em soluções que auxiliem a imprensa por meio de tecnologia, completou um ano nessa segunda-feira, 25. Com foco em ajudar as empresas de jornalismo a qualificar seu uso de dados, a companhia aproveitou a data para anunciar novas ferramentas desenvolvidas para a plataforma em 2019.
Entre os lançamentos está a Realtime Content Insights (RCI), uma ferramenta gratuita que ajuda os editores a tomarem decisões segundo a circulação e recepção de seus conteúdos. A tecnologia permite, segundo o Google, saber quais artigos são mais populares entre o público e quais tópicos têm melhor desempenho por região.
Outro anúncio foi o Maturity Benchmarking Tool. Desenvolvida com base em uma pesquisa realizada em colaboração com a Deloitte, a aplicação avalia a maturidade dos dados da empresa e suas potencialidades na comparação com outros veículos de mídia. Complementa essa ferramenta o Data Activation Guide, que traça as etapas necessárias para que as marcas qualifiquem seu tratamento e uso de dados.
O Google anunciou a expansão do Propensity to Subscribe, ferramenta que utiliza a tecnologia de machine learning para indicar os leitores mais propensos a pagar pelo conteúdo dos canais jornalísticos. No Brasil, o programa que ainda está em fase de desenvolvimento já está sendo testado por veículos como Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e O Estado de S. Paulo. A companhia pretende, ainda, promover o GNI Data Lab, um programa de 12 semanas para editores de veículos selecionados com o objetivo de habilitar os profissionais a entenderem e melhorarem seus recursos de dados.
Fact checking e novos modelos de monetização
Além do uso de dados, o fact checking também está entre as apostas do Google News Initiative para o ano. A plataforma vai apostar em ferramentas para aumentar a eficiência de verificação de notícias, como o Fact Check Markup e o ClaimReview. Há ainda o Fact Check Explorer, já disponível na plataforma, por meio deo qual os profissionais poderão encontrar materiais já checados por meio de uma busca simples. O Google também pretende abrir as ferramentas para APIs, com o intuito de incentivar desenvolvedores a construir aplicativos que possam auxiliar no processo de checagem.
A ferramenta Assine com o Google já é utilizada por Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Diários Associados. A ferramenta concentra as assinaturas por meio da conta gmail e mantém o usuário logado em todas as plataformas do veículo. Segundo a companhia, a iniciativa visa aumentar os modelos de monetização e o número de pagantes por conteúdo jornalístico digital.
*Crédito da foto no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome