GoWhere completa 30 anos com projetos multiplataforma
Grupo terá vários eventos, edições impressas e digitais e ações para comemorar as três décadas de operação
GoWhere completa 30 anos com projetos multiplataforma
BuscarGoWhere completa 30 anos com projetos multiplataforma
BuscarGrupo terá vários eventos, edições impressas e digitais e ações para comemorar as três décadas de operação
Sergio Damasceno Silva
29 de janeiro de 2025 - 6h03
O Grupo GoWhere, que nasceu a partir da revista GoWhere, voltada ao luxo, lifestyle e gastronomia, foi fundado e é administrado por Norberto Busto (ex-Editoras Azul, LTB, Interview e Bloch).
Como parte das celebrações, o vice-presidente do grupo, João Norberto Busto Jr, diz que haverá eventos ao longo ano.
Dentre as novidades, o GoWhere Experience, que chega no segundo semestre para transformar experiências.
Ainda, há o Concurso GoWhere Gastronomia de Jovens Talentos, competição tipo MasterChef entre faculdades de gastronomia.
Além disso, acontecerá a 1ª edição do prêmio GoWhere – The Best Lifestyle Awards, que premiará os destaques do mercado de experiências luxuosas em mais de 20 categorias.
Para comentar sobre tudo isso, Norberto Busto Jr concedeu a entrevista a seguir:
Meio & Mensagem – O que compõe o Grupo GoWhere?
João Norberto Busto Jr – Somos uma empresa brasileira de mídia, comunicação e eventos de lifestyle de luxo, gastronomia e business.
Que se concentra, desde 1995, em fornecer conteúdo e entretenimento de alta qualidade para quem curte o lado bom da vida.
Revistas, portal, vídeos, podcasts, redes sociais, aplicativo e eventos: temos painel multiplataforma completo com informações e experiências com a curadoria da GoWhere.
Isso inclui estilo de vida, moda, beleza, saúde, comportamento, gastronomia, turismo, decoração, mobilidade, negócios, tecnologia, cultura e entretenimento.
Tudo condensado em uma única marca para quem deseja vivenciar experiências marcantes.
M&M – A revista GoWhere continua em circulação no impresso? E no digital, como é a orientação?
Norberto Busto Jr – As revistas impressas (GoWhere Lifestyle, GoWhere Gastronomia e GoWhere Business) são parte importante da jornada até hoje.
Nessas publicações, temos matérias para o público cativo e de nicho que ainda consome e valoriza muito esse tipo de mídia.
O que fizemos com sucesso ao longo dos últimos anos foi transformar a experiência da leitura impressa para o mundo moderno, adaptando conteúdo, diagramação e distribuição.
Assim, apesar de a parte comercial ter peso, publicações impressas não têm mais a responsabilidade de venderem grandes cifras em bancas e livrarias para alavancar a rentabilidade como no passado.
Temos, sim, todas as edições à disposição dos leitores que ainda têm o hábito de assinar, colecionar e comprar revistas em pontos de venda físicos nas principais cidades do Brasil.
Porém, além de matérias exclusivas, um dos grandes diferenciais é a distribuição dirigida para um mailing VIP exclusivo que construímos (e atualizamos) ao longo dos 30 anos de mercado.
O objetivo é simples e assertivo: mantermos nossa relação positiva ao continuarmos sendo relevantes no dia a dia dos stakeholders.
Isso nos permite levar conteúdo e serviços de qualidade inquestionável ao lar, escritório ou a pontos estratégicos, sem intermediadores e sem jamais onerar o leitor por isso.
Além disso, temos edições digitais de todas as publicações, disponíveis na íntegra e sem custo através do portal e do aplicativo gratuito.
Nas versões digitais de GoWhere Lifestyle, GoWhere Gastronomia e GoWhere Business, temos recursos exclusivos e serviços que trazem comodidade e enriquecem a experiência.
Nosso foco é que as revistas digitais não sejam mídias que disputem espaço com as revistas impressas.
E sim que funcionem de forma complementar para públicos que têm acesso às duas opções, mas que, em muitos casos, precisam de agilidade, inovação e compartilhamento, como é o caso dos jovens.
M&M – Como vocês trabalham as propriedades digitais do Grupo?
Norberto Busto Jr – Além do portal, os canais digitais têm se tornado propriedades estratégicas em todos os segmentos.
Com a liberdade criativa que as plataformas digitais, do ponto de vista dos clientes, nos comportamos como consultoria de negócios e produtora de branded content.
Que vai muito além da comercialização de espaço publicitário.
Somos especialistas que conhecem a fundo o público de diferentes segmentos.
Sabemos o que melhor funciona em conteúdo e temos a estrutura e experiência necessárias para executar qualquer projeto sob medida.
Do lado dos leitores, a missão é renovar e fidelizar o público, e levar os melhores conteúdos independentemente da plataforma.
Por exemplo, quando o assunto é gastronomia e o foco é o público jovem, dentre os diversos projetos especiais, temos o Concurso Jovens Talentos da Gastronomia.
É um grande destaque por ser o maior concurso gastronômico universitário do País, em formato de websérie, com dez episódios, e em sua oitava edição com recorde de patrocinadores e audiência.
Quando falamos de lifestyle, exemplo de projeto digital bem-sucedido tanto comercialmente quanto em conteúdo e audiência é o “GoWhere – On The Road”.
Sempre a bordo de um veículo de destaque no mercado, caímos na estrada para vivenciar roteiros de viagem inesquecíveis com dicas de hospedagem, gastronomia e entretenimento.
Portanto, no ambiente de negócios, um dos projetos mais bem avaliados, com mais de 10 milhões de visualizações na última temporada, é o GoWhere Talks.
É um podcast especial onde criamos relações com grades personalidades e empresários para contar a história e a essência por detrás das grandes marcas.
Assim, para entender como começaram suas jornadas, superações de vida, inspirações pessoais e os sonhos pelos quais ainda lutam.
Dessa forma, em cada episódio do programa, os números são meros detalhes.
M&M – Na semana, passada noticiamos o encerramento da edição impressa de IstoÉ e de IstoÉ Dinheiro.
Como os veículos segmentados conseguem se manter comercialmente num momento em que grandes títulos encerraram suas edições em papel?
Norberto Busto Jr – O mundo mudou muito desde que lançamos a edição inaugural da GoWhere impressa na década de 1990 e isso nos exige reinventar e inovar diariamente.
Com muita criatividade, competência e esforço coletivo.
De fato, acredito no poder dos especialistas de nichos no mercado editorial, independentemente da plataforma.
Em vez de canais generalistas com matérias pautadas em releases ou parcerias comerciais declaradas, as pessoas querem se conectar com autoridades nos assuntos de seu interesse.
Que se aprofundem nos temas com propriedade e informações exclusivas.
Com o crescimento do digital, o papel ainda emociona os sinestésicos, materializa confiança e eterniza com credibilidade os temas mais marcantes.
Dessa forma, o maior desafio das publicações impressas é continuar sendo relevantes e necessárias.
É entender o momento do mundo e dar motivos suficientes que ajudem os leitores na escolha do papel frente a outras mídias disponíveis.
Até por seu alto custo de produção, profissionais envolvidos e complexidade de distribuição, revistas impressas ainda podem ser vistas como meio estratégico, idôneo e seguro.
Assim, diferentemente de alguns grandes influenciadores digitais, uma grande marca ou veículo de comunicação sabe da responsabilidade das informações que distribui a milhões de pessoas.
Portanto, sabe também que influência não é profissão.
É consequência de trabalho bem feito e marca bem construída ao longo de anos com muito cuidado e esforço nessa jornada árdua que os colocou em posição de destaque.
De fato, que, felizmente, voltou a ser valorizada e priorizada por quem as acompanha.
No caso, anunciantes e leitores em busca de experiências diferenciadas e informações confiáveis de qualidade.
M&M – Para os 30 anos, vocês terão programação específica ao longo deste ano?
Norberto Busto Jr – Neste ano tão especial para a GoWhere, em todos os meses teremos projetos multiplataforma e momentos para celebrar os 30 anos do grupo.
Ainda, temos consciência de que cada semana dos próximos meses não pode ser encarada apenas como mais uma etapa cumprida na trajetória de nossa grife editorial.
Portanto, chegar até aqui é motivo de orgulho para toda a equipe.
Por isso, dessa forma, precisamos e celebraremos de maneira genuína com experiências ao lado de todos que estão conosco diariamente.
Ao lado dos consumidores que nos dão o privilégio de fazer parte do seu dia a dia através de nossos projetos, conteúdos e eventos.
Assim, em relação às revistas e nossos canais digitais, contaremos a história do Grupo GoWhere e dos segmentos em que atuamos ao longo dos últimos 30 anos.
De fato, será em formato de capítulos divididos em cada uma das sete publicações que teremos em 2025 criadas especialmente para colecionadores.
Portanto, quando reunidas ao final da última publicação, em dezembro, as sete edições de lifestyle, gastronomia e business formarão uma coleção sobre os temas das páginas da GoWhere em cada época da jornada até aqui.
De fato, em relação aos eventos, uma área com investimentos crescentes e super estratégica para o Grupo GoWhere, teremos a 11ª edição da Copa GoWhere de Golfe Empresarial.
Além da parte esportiva, oferece diversas atrações para toda a família em um dia inteiro de lifestyle, entretenimento e gastronomia em condomínio de luxo no interior de São Paulo.
Assim, teremos a 21ª edição da premiação GoWhere – Melhores da Gastronomia de São Paulo, que, nos últimos anos, se tornou o maior evento de food service.
Em 2025, desembarca em novo local, com a nova edição do anuário da GoWhere Gastronomia, quando premiaremos os melhores restaurantes e profissionais em mais de 30 categorias.
Ainda teremos a 8ª edição do Concurso GoWhere Gastronomia de Jovens Talentos, competição que já é sucesso comercial e de audiência em formato de websérie com dez episódios de 30 minutos.
Nesse evento, alunos das melhores faculdades de gastronomia do País disputarão sob a avaliação de renomados chefs quais serão os novos prodígios e referências do segmento.
Além disso, ainda, faremos uma grande festa no segundo semestre para comemorar os 30 anos do Grupo GoWhere.
Ainda, teremos a 1ª edição do prêmio GoWhere – The Best of Lifestyle Awards, iniciativa que irá eleger os maiores destaques do ano em matéria de experiências de lifestyle de luxo em mais de 20 categorias.
Seguindo a agenda anual de eventos, teremos os já tradicionais almoços empresariais da GoWhere Business.
Cujo foco, além do lançamento de nova edição e do networking entre executivos, é a gastronomia de excelência somada ao conteúdo exclusivo que oferecemos em palestras de profissionais-referência.
Ainda, para fechar, teremos a 1ª edição da Copa GoWhere de Beach Tennis.
M&M – Quais são as perspectivas do Grupo para os próximos anos?
Norberto Busto Jr – Além de reforçar o volume de entregas e a qualidade dos eventos e conteúdos multiplataforma, sentamos com a equipe e entendemos nossa responsabilidade.
Mais do que isso, a incrível oportunidade que temos de ampliar o alcance das experiências exclusivas que vivenciamos em mais de cem países desde o início de nossa história em 1995.
De fato, lançaremos até o final do ano um projeto para vivência in loco de público chamado GoWhere Experience.
Assim, ofereceremos as mais exclusivas, personalizadas e premiadas experiências de lifestyle e gastronomia para quem curte o lado bom da vida.
Portanto, como empresa familiar desbravando a evolução de um mercado competitivo, exigente e globalizado, temos a missão de continuar formando e retendo talentos com capacitação e inovação.
Mas sem deixar de praticar nossos valores que priorizamos desde o início, como a curadoria de conteúdo.
Para a GoWhere, a evolução nos nichos em que atuamos é importante e objetivo a ser alcançado.
Mas, também, os valores morais e as atitudes que nos trouxeram até aqui, reconhecidos através da audiência e dos prêmios que conquistamos ao longo da jornada.
Assim, esses valores continuarão sendo fundamentais e inegociáveis pelos próximos 30 anos.
De fato, tenho certeza de que serão motivo de orgulho para as próximas gerações do que vivenciamos até aqui.
Compartilhe
Veja também
SBT resgata Bozo na TV, no streaming e com licenciados
Emissora firma novo acordo para explorar a marca do personagem no Brasil e promete resgatar acervo de programas antigos no +SBT
BBB cria bot para conversar com o público via WhatsApp
Globo desenvolveu ferramenta junto com a Meta e permitirá ao público fazer perguntas e obter informações sobre os participantes e o reality