Assinar

Harry Potter: a maior franquia do cinema

Buscar

Harry Potter: a maior franquia do cinema

Buscar
Publicidade
Mídia

Harry Potter: a maior franquia do cinema

Saga cinematográfica do bruxo alcançou a incrível marca de US$ 7 bilhões em bilheterias


22 de julho de 2011 - 1h48

Os fãs já estão saudosos. Dez anos (e oito filmes) depois, a saga do bruxo Harry Potter, um dos personagens de maior sucesso da literatura das últimas décadas, conseguiu o título de franquia mais rentável da indústria cinematográfica.

Os oito filmes da série conseguiram, juntos, arrecadar a quantia de US$ 7 bilhões em todo o planeta. Foi a primeira vez que tal marca foi alcançada em um período de dez anos (contabilizados desde o primeiro capítulo da saga – Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 2001 – até o capítulo final – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2).

O derradeiro filme de Potter, inclusive, é responsável por outros números mágicos. Com apenas uma semana em cartaz, a produção já conseguiu arrecadar um total de US$ 640.187 milhões em bilheterias em todo o mundo.

Com esses números, a franquia baseada nos livros de J.K Rowling já conseguiu roubar de Star Wars o posto de saga cinematográfica mais rentável em território norte-americano. Nos Estados Unidos, os oito filmes de Harry Potter conseguiram arrecadar US$ 2,223 bilhões, enquanto a ficção especial somou US$ 2,218 bilhões em bilheterias.

Confira a lista com a arrecadação de cada um dos filmes da franquia Harry Potter:

1- Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) – US$ 974.755.371
2- Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) – US$ 878.979.634
3- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) – US$ 796.688.549
4- Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) – US$ 896.911.078
5- Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) – US$ 939.885.929
6- Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) – US$ 934.416.487
7- Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) – US$ 955.417.476
8- Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011) – US$ 640.200.000 (uma semana em cartaz)
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também