HBO Go chega ao Brasil de forma limitada
Plataforma será lançada no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal
Plataforma será lançada no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal
Sergio Damasceno Silva
2 de dezembro de 2016 - 17h05
Disponível para assinantes Sky (desde julho de 2012) e Claro HDTV (desde maio de 2014), o HBO Go chega, finalmente, como um serviço separado da oferta linear de canais HBO/Max. Na próxima quarta-feira, 7, o HBO Go será comercializado a R$ 34,90, exclusivamente sobre o serviço de banda larga da Oi, para os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal. Isso significa que estará disponível para a aquisição de não-assinantes de TV paga, mas, necessariamente, apenas para os assinantes da banda larga da Oi. Segundo comunicado da HBO, a empresa já negocia com outros operadores do País para ampliar o serviço no ano que vem. Para assinantes Sky e Claro HDTV, portanto, o HBO GO continua disponível, gratuitamente, como complemento da assinatura do pacote premium HBO/Max.
O serviço on demand da HBO é um competidor direto da Netflix. A diferença entre ambos, além do preço (a assinatura de entrada da Netflix é de R$ 19,90 mensais), é a abrangência: a oferta da Netflix cobre todo o território nacional e não está atrelada a nenhum serviço de banda larga especificamente. Antes de chegar ao Brasil neste formato, chamado pela HBO de “à la carte”, outros países da América Latina já o haviam lançado: Colômbia, México e Argentina.
A maior diferença entre HBO e Netflix, provavelmente, está no conteúdo. A HBO nasceu em 1965 quando Charles Dolan montou um sistema de cabo em Nova York, pioneiro ao adotar a passagem em vias subterrâneas em vez dos postes até então utilizados. No mesmo ano, a Time-Life adquiriu 20% da empresa de Dolan. Em 1972, a empresa mudou o nome para Home Box Office, o que daria origem à sigla HBO. Em 1973, a Time Life adquiriu a totalidade da HBO e após alguns anos de dificuldade, sobretudo para convencer o assinante norte-americano a pagar pelo conteúdo, a empresa mudou a orientação tecnológica e passou a transmitir via satélite. Foi a primeira rede a fazê-lo nos Estados Unidos. Durante nove anos, a grade da HBO consistia em transmissão diária de nove horas (das 15 às 24 horas). Em 1981, passou a transmitir 24 horas aos sábados e domingos. Finalmente, em 1982, passou a transmitir 24 horas por dia, todos os dias. A essa altura, dois concorrentes já faziam isso: o Showtime e The Movie Channel. Em 1983, começou a história efetiva da rede de canais que se tornaria conhecida nos dias atuais pela produção premium: foi nesse ano que lançou o primeiro filme original (e também o primeiro telefilme para TV paga), The Terry Fox Story.
A estratégia mobile first da Netflix
Para dimensionar essa diferença entre as duas empresas, a Netflix foi criada em 1997 (32 anos depois da HBO) como serviço de locação de filmes (os DVDs, que eram entregues via correio). Apenas uma década depois, em 2007, passaria a oferecer o serviço de transmissão online, em que o assinante podia alugar e assistir filmes diretamente no computador. E, finalmente, em 2013, lançaria sua primeira produção original, House of Cards. Ou seja, 30 anos depois da HBO ter feito isso. Claro que esse gap entre as duas empresas dá uma vantagem competitiva à HBO quanto ao acervo original. Mas é claro também que a Netflix é a primeira empresa que faz frente à própria hegemonia da HBO. E globalmente: está presente em 190 países, com mais de 80 milhões de assinantes. A HBO cobre um pouco mais de 50 países e atinge 35 milhões de assinantes.
Oi
A chegada do HBO Go ao assinante do combo Oi Total (telefonia fixa, banda larga e conteúdo), no entanto, tem condições: o combo custa a partir de R$ 114,90 mensais. Nos três primeiros meses, o serviço estará disponível para o assinante. Depois, também esse assinante terá que pagar para acessá-lo. Concomitantemente, a Oi firmou acordo com a Sony Pictures Television Network para dar ao assinante o acesso ao multiplataforma de streaming on demand da programadora, o Crackle (que dispõe de conteúdo dos canais Sony e AXN). Esse conteúdo estará disponível ao assinante Oi Total durante a vigência da oferta.
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