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Mídia

Head de metaverso da Disney deixa a empresa

Mike White deveria liderar uma equipe que foi eliminada no início deste ano, com a demissão de 50 pessoas


4 de agosto de 2023 - 14h49

A partida é uma espécie de prego no caixão de um sonho que a Disney nunca chegou a concretizar (Crédito: Tam Nguyen/Ad Age)

Por Asa Hiken, do AdAge*

Mike White, o líder por trás das ambições do metaverso da Disney, deixou a empresa, confirmou uma fonte familiarizada ao assunto.

A razão da saída de White não é imediatamente clara, mas é uma espécie de prego no caixão de um sonho que a Disney nunca chegou a concretizar. Em fevereiro de 2022, a potência da mídia nomeou White – que já era um executivo da Disney – para liderar sua estratégia de metaverso sob o então novo título de vice-presidente sênior de Next Generation Storytelling e Consumer Experiences.

No período da contratação de White, o então CEO Bob Chapek apostava totalmente na visão virtual: “Hoje, temos a oportunidade de… criar um paradigma totalmente novo de como o público experimenta e se envolve com nossas histórias”, escreveu ele em uma nota interna na época. “Este é o chamado metaverso, que acredito ser a próxima grande fronteira da narração de histórias e o lugar perfeito para buscar nossos pilares estratégicos de Excelência em Storytelling, Inovação e Foco no Público.”

Disney e White não responderam aos pedidos de comentários para esta história.

A nomeação de White ocorreu durante o aumento do interesse pelo metaverso, quando o preço da Bored Apes estava disparando e a Meta ainda parecia presciente por ter mudado o seu nome. Empresas de mídia, varejo e moda começaram a selecionar líderes para conduzir as suas próprias estratégias virtuais, algumas chegando a criar o papel de “chief metaverse officer”.

Mas uma vez que o mercado das criptomoedas caiu no outono (do hemisfério norte, ano passado), o sentimento mudou, e uma perspectiva econômica sombria significava que espaços arriscados como o metaverso eram o alvo principal para cortar custos. Embora a Disney tenha resistido por mais tempo do que muitos, ela finalmente desistiu em março, quando eliminou toda a sua divisão do metaverso. Todos os 50 funcionários subordinados a White foram demitidos, embora o próprio White tenha permanecido na empresa, supostamente em uma nova função que nunca foi anunciada.

Em termos do que se seguirá à estratégia Web3 e metaverso da Disney, pouco foi definido. O serviço de streaming Disney+ estará acessível por meio do headset Vision Pro da Apple, lançado em junho. Mas dado o contínuo distanciamento da Apple em relação ao metaverso – o próprio Tim Cook detesta o termo – a ativação dificilmente parece um novo paradigma.

A notícia da saída de White foi inicialmente comunicada pelo The Ankler.

*Tradução: Rafaela de Oliveira

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