Assinar

Head de metaverso da Disney deixa a empresa

Buscar

Head de metaverso da Disney deixa a empresa

Buscar
Publicidade
Mídia

Head de metaverso da Disney deixa a empresa

Mike White deveria liderar uma equipe que foi eliminada no início deste ano, com a demissão de 50 pessoas


4 de agosto de 2023 - 14h49

A partida é uma espécie de prego no caixão de um sonho que a Disney nunca chegou a concretizar (Crédito: Tam Nguyen/Ad Age)

Por Asa Hiken, do AdAge*

Mike White, o líder por trás das ambições do metaverso da Disney, deixou a empresa, confirmou uma fonte familiarizada ao assunto.

A razão da saída de White não é imediatamente clara, mas é uma espécie de prego no caixão de um sonho que a Disney nunca chegou a concretizar. Em fevereiro de 2022, a potência da mídia nomeou White – que já era um executivo da Disney – para liderar sua estratégia de metaverso sob o então novo título de vice-presidente sênior de Next Generation Storytelling e Consumer Experiences.

No período da contratação de White, o então CEO Bob Chapek apostava totalmente na visão virtual: “Hoje, temos a oportunidade de… criar um paradigma totalmente novo de como o público experimenta e se envolve com nossas histórias”, escreveu ele em uma nota interna na época. “Este é o chamado metaverso, que acredito ser a próxima grande fronteira da narração de histórias e o lugar perfeito para buscar nossos pilares estratégicos de Excelência em Storytelling, Inovação e Foco no Público.”

Disney e White não responderam aos pedidos de comentários para esta história.

A nomeação de White ocorreu durante o aumento do interesse pelo metaverso, quando o preço da Bored Apes estava disparando e a Meta ainda parecia presciente por ter mudado o seu nome. Empresas de mídia, varejo e moda começaram a selecionar líderes para conduzir as suas próprias estratégias virtuais, algumas chegando a criar o papel de “chief metaverse officer”.

Mas uma vez que o mercado das criptomoedas caiu no outono (do hemisfério norte, ano passado), o sentimento mudou, e uma perspectiva econômica sombria significava que espaços arriscados como o metaverso eram o alvo principal para cortar custos. Embora a Disney tenha resistido por mais tempo do que muitos, ela finalmente desistiu em março, quando eliminou toda a sua divisão do metaverso. Todos os 50 funcionários subordinados a White foram demitidos, embora o próprio White tenha permanecido na empresa, supostamente em uma nova função que nunca foi anunciada.

Em termos do que se seguirá à estratégia Web3 e metaverso da Disney, pouco foi definido. O serviço de streaming Disney+ estará acessível por meio do headset Vision Pro da Apple, lançado em junho. Mas dado o contínuo distanciamento da Apple em relação ao metaverso – o próprio Tim Cook detesta o termo – a ativação dificilmente parece um novo paradigma.

A notícia da saída de White foi inicialmente comunicada pelo The Ankler.

*Tradução: Rafaela de Oliveira

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização