Hot Topics de abril destacam futebol, GoT e Vingadores
Também movimentaram as principais conversas do Facebook no mês Big Brother Brasil, Danilo Gentili e Nestlé
Hot Topics de abril destacam futebol, GoT e Vingadores
BuscarHot Topics de abril destacam futebol, GoT e Vingadores
BuscarTambém movimentaram as principais conversas do Facebook no mês Big Brother Brasil, Danilo Gentili e Nestlé
O fim da saga cinematográfica dos Vingadores foi um dos principais temas a gerar conversas no Facebook em abril. Futebol foi outro assunto dominante, com diversos diálogos cruzados, além de Big Brother, Game of Thrones e marcas variadas. As informações são do Hot Topics, que analisa mensalmente os assuntos populares na plataforma.
A estreia de Vingadores: Ultimato bateu US$ 1,2 bilhão de bilheteria global apenas no final de semana de estreia, no final de abril, tornando-se o filme a mais rápido passar essa marca na história do cinema. Tamanho interesse se refletiu nas redes sociais, gerando conversas no Facebook principalmente entre os mais jovens, de ambos os sexos.A Libertadores da América gerou dois grandes campos, um na categoria Eventos e outro em Esportes, o que significa que numa delas o debate girou mais em torno da realização do campeonato ou algo relacionado (particularmente entre homens mais velhos) e no outro, mais sobre as partidas em si (principalmente mais jovens). Alguns fatores podem ter definido a separação, como os debates sobre a transmissão em streaming do torneio no próprio Facebook, a intensificação da fase de grupos e o bom desempenho dos clubes brasileiros. Curiosamente, o Brasileirão Série A também teve conversas majoritariamente em Eventos, o que pode ter relação com o início do campeonato.
Ainda em Esportes, houve um grande volume de comentários sobre Paul Pogba, que passou a negociar intensamente uma transferência após o seu Manchester United ser eliminado Champions League. Outro jogador em destaque foi Gabriel Jesus, num campo bastante intermediário entre faixa etária e gênero. Boa parte das conversas envolvendo o brasileiro também falaram do Tottenham, time que enfrentou duas vezes no mês. No início do abril, perdeu, em duelo envolvendo a Liga dos Campeões. No fim do mês, Gabriel ganhou, pela Premier League.
O curioso é que as conversas sobre seu time, o Manchester City, estão mais desassociadas, num quadrante abaixo e à esquerda, mais jovem e masculino, portanto. Há também um pequeno grupo menções curiosas a Evaristo Costa junto às conversas de futebol inglês. Uma hipótese é a nova campanha da Omo, que convocou o jornalista e influencer para quebrar estereótipos machistas sobre os cuidados da casa e teve peças direcionadas a um target que costuma ser audiência de futebol.A Nestlé também se destacou. A empresa teve um bom início de ano no Brasil e aproveitou abril para diversos lançamentos, como uma linha vegana e uma parceria com a Starbucks, envolvendo cápsulas de Nespresso e Dolce Gusto. O lançamento da linha de cafés tem alto investimento de marketing desde então.
Danilo Gentili foi intensamente citado em abril. No mês, o apresentador e humorista foi condenado à prisão por injúria contra a Maria do Rosário (PT-RS) e ainda teve seu perfil no próprio Facebook suspenso por uma semana, por causa de uma publicação de 2016, considerada racista.
O legado de Game of Thrones
Entre as marcas, destaque para Coca-Cola, com uma conversa coincidente envolvendo a Mastercard (ambas as marcas tiveram posição de destaque no ranking global de eficiência da Effie, revelado no mês passado). Entre anunciantes muito comentados no Facebook em abril, merecem destaque também Nissan, Samsung e Rock in Rio. Veja a seguir o gráfico com os principais assuntos:
O Hot Topics é uma ferramenta do Facebook IQ, área de insights do Facebook, que indica as principais conversas na plataforma social, mensalmente. Os dados gerados são apresentados segundo os vetores de idade e sexo, separados por temas: Marcas e Produtos, Entretenimento, Esportes, Comidas e Bebidas, Feriados e Eventos e Pessoas. Não são consideradas conversas em torno de política e religião. Sua análise oferece um panorama dos assuntos que mais repercutiram e também ajuda na visualização de tendências sobre o comportamento do consumidor.
Compartilhe
Veja também
Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025
Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH