Assinar

IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI

Buscar

IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI

Buscar
Publicidade
Mídia

IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI

Startup de IA está em busca de novas fontes de receita, à medida em que está em negociações para se tornar uma companhia com fins lucrativos


3 de dezembro de 2024 - 11h18

A publicidade pode estar mais próxima do modelo de negócios da OpebnAI à medida em que empresa está buscando se estruturar como uma com fins lucrativos e buscando novas fontes de receita.

openai publicidade

(Crédito: Marcus Mainka/Shutterstock)

A informação é do Financial Times, revelada por Sarah Friar, CFO da companhia liderada por SamAltman. a executiva aponta que a startup estaria avaliando quando e onde melhor implementar modelos do tipo, e que existem oportunidades “significativas” dentro do modelo de negócios que a empresa possui hoje.

Apesar disso, afirmou: “Embora estejamos abertos a explorar outras fontes de receita no futuro, não temos planos ativos para ir atrás da publicidade”.

A estratégia vem muito dos altos custos com IA, decorrentes do treinamento de modelos, data centers, entre outros. Além disso, cada vez mais, a OpenAI concorre com grandes corporações da tecnologia, como é o caso da Meta e do Google.

As contratações podem estar indicando que o plano pode ser concretizado, como é o caso da chegada de Shivakumar Venkataraman no posto de vice -presidente, depois de passar quase 21 anos no Google; e Kevin Weil, atual CPO que acumula passagens pelo Twitter, Instagram e Facebook.

No último ano, a OpenAI passou a cobrar pelo ChatGPT, com seus produtos ChatGPT Enterprise e ChatGPT Team. Em setembro, a companhia divulgou que as versões chegaram a mais de 1 milhão de usuários.

Fontes familiarizadas com o assunto apontaram ao Financial Times que o CEO, Sam Altman, tem se mostrado favorável à inserção de anúncios na plataforma.

Em outubro,a OpenAI foi avaliada em US$ 157 bilhões após arrecadar US$ 6,6 Bilhões em financiamento. A companhia está em negociações com o governo da Califórnia em uma missão de se estruturar como uma empresa de fins lucrativos.

No entanto, existem opositores. Elon Musk tem pedido ao tribunal federal que ele impedisse a concessão à mudança de estrutura, alegando uma pausa urgentemente necessária para proteger a empresa e o público. Além disso, o pedido de liminar enviado contra a OpenAI poderia impedir que seus investidores se abstenham de financiar concorrentes.

O bilionário ajudou a fundar a startup em 2015, mas hoje conta com sua própria empresa de IA, a xAI. Durante sua passagem pelo festival de Cannes, Musk afirmou que ajudou a fundar a empresa para acabar com o domínio do google sobre a IA, e que o ex-executivo, Larry Page, não estaria preocupado com questões relacionadas à tecnologia.

Ele critica a atual estrutura da empresa, que nasceu como um negócio open source, e que hoje se tornou algo “diferente”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Brazil Economy, portal de economia e negócios, entra no ar

    Brazil Economy, portal de economia e negócios, entra no ar

    O site estreou nesta segunda-feira, 10, com entrevista exclusiva com o vice-presidente Geraldo Alckmin

  • CNN Brasil reformula comercial para se posicionar como hub de soluções

    CNN Brasil reformula comercial para se posicionar como hub de soluções

    Em movimento estratégico, veículo de notícias visa oferecer mais soluções para as demandas digitais e multicanais dos anunciantes