IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI
Startup de IA está em busca de novas fontes de receita, à medida em que está em negociações para se tornar uma companhia com fins lucrativos
IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI
BuscarIA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI
BuscarStartup de IA está em busca de novas fontes de receita, à medida em que está em negociações para se tornar uma companhia com fins lucrativos
Meio & Mensagem
3 de dezembro de 2024 - 11h18
A publicidade pode estar mais próxima do modelo de negócios da OpebnAI à medida em que empresa está buscando se estruturar como uma com fins lucrativos e buscando novas fontes de receita.
A informação é do Financial Times, revelada por Sarah Friar, CFO da companhia liderada por SamAltman. a executiva aponta que a startup estaria avaliando quando e onde melhor implementar modelos do tipo, e que existem oportunidades “significativas” dentro do modelo de negócios que a empresa possui hoje.
Apesar disso, afirmou: “Embora estejamos abertos a explorar outras fontes de receita no futuro, não temos planos ativos para ir atrás da publicidade”.
A estratégia vem muito dos altos custos com IA, decorrentes do treinamento de modelos, data centers, entre outros. Além disso, cada vez mais, a OpenAI concorre com grandes corporações da tecnologia, como é o caso da Meta e do Google.
As contratações podem estar indicando que o plano pode ser concretizado, como é o caso da chegada de Shivakumar Venkataraman no posto de vice -presidente, depois de passar quase 21 anos no Google; e Kevin Weil, atual CPO que acumula passagens pelo Twitter, Instagram e Facebook.
No último ano, a OpenAI passou a cobrar pelo ChatGPT, com seus produtos ChatGPT Enterprise e ChatGPT Team. Em setembro, a companhia divulgou que as versões chegaram a mais de 1 milhão de usuários.
Fontes familiarizadas com o assunto apontaram ao Financial Times que o CEO, Sam Altman, tem se mostrado favorável à inserção de anúncios na plataforma.
Em outubro,a OpenAI foi avaliada em US$ 157 bilhões após arrecadar US$ 6,6 Bilhões em financiamento. A companhia está em negociações com o governo da Califórnia em uma missão de se estruturar como uma empresa de fins lucrativos.
No entanto, existem opositores. Elon Musk tem pedido ao tribunal federal que ele impedisse a concessão à mudança de estrutura, alegando uma pausa urgentemente necessária para proteger a empresa e o público. Além disso, o pedido de liminar enviado contra a OpenAI poderia impedir que seus investidores se abstenham de financiar concorrentes.
O bilionário ajudou a fundar a startup em 2015, mas hoje conta com sua própria empresa de IA, a xAI. Durante sua passagem pelo festival de Cannes, Musk afirmou que ajudou a fundar a empresa para acabar com o domínio do google sobre a IA, e que o ex-executivo, Larry Page, não estaria preocupado com questões relacionadas à tecnologia.
Ele critica a atual estrutura da empresa, que nasceu como um negócio open source, e que hoje se tornou algo “diferente”.
Compartilhe
Veja também
Por que as empresas estão investindo em nostalgia?
Estudo da Tempo2 feito para MTV reforça o comportamento dos millenials e da geração Z em busca de referências mais conhecidas
Quais foram os vídeos mais assistidos de 2024 no YouTube?
Plataforma divulgou os vídeos e temas mais assistidos no Brasil ao longo do ano