iFood e McDonald´s lideram menções na oitava semana do BBB
No geral, menções às marcas patrocinadoras do reality da Globo aumentaram 14% em relação à semana anterior
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BuscarNo geral, menções às marcas patrocinadoras do reality da Globo aumentaram 14% em relação à semana anterior
Bárbara Sacchitiello
7 de março de 2025 - 6h01
Tadeu Schmidt na apresentação do BBB 25 (Crédito: Globo)
As conversas a respeito das marcas patrocinadoras do BBB 25 aumentaram um pouco na última semana em relação à anterior, de acordo com monitoramento realizado pela Stilingue by Blip e publicado em primeira mão por Meio & Mensagem.
No período de 27 de fevereiro a 6 de março, a edição deste ano do BBB gerou 1.266.803 conversas nas redes sociais, com potencial de alcançar 178 milhões de usuários. Desse total, 18.077 foram relacionadas às patrocinadoras do reality, de acordo com dados da Stilingue.
Esse volume de conversas sobre marcas é 14% maior do que o registrado na semana anterior, quando a Stilingue registrou que o engajamento sobre as empresas presentes no BBB, nas redes sociais, havia tido uma queda de 64% em relação aos dias anteriores.
Na oitava semana do reality, a Stilingue monitorou que 96% das conversas sobre o BBB 25, de modo geral (e não somente as conversas sobre as marcas) aconteceram no X (antigo Twitter). Somente 1,6% das conversas foram realizadas no Facebook, enquanto 1,4% delas foram concentradas no Instagram.
A Stilingue by Blip faz a coleta de publicações orgânicas, respeitando as APIs das plataformas, utilizando palavras-chave de contexto relacionadas ao programa, como BBB e “bbb25” e suas variáveis.
As menções às marcas através de hashtags de campanha, como #MarcaNoBBB, não são mais contabilizadas no ranking a não ser que contenham as palavras-chave de contexto no texto da publicação.
Após essa coleta, as publicações são classificadas em mais de 200 temas, permitindo uma análise detalhada dos principais assuntos, como atrações, temáticas e marcas citadas. A metodologia tem o objetivo de fazer um social listening abrangente, monitorando canais como X (Twitter), Facebook, Instagram, blogs, portais, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
Os rankings refletem o volume de menções associadas ao evento e há também a contabilização do número de usuários únicos.
De acordo com o relatório, o iFood, assim como na semana anterior, manteve a primeira posição como a marca do BBB 25 mais citada nas redes sociais. Segundo a Stilingue by Blip, os usuários comentaram sobre os cupons promocionais do aplicativo divulgados ao longo do programa.
Na sequência ficou o McDonald’s, que recebeu menções positivas dos usuários das redes sociais pela ação publicitária realizada com a participante Camila, que foi eliminada nesta semana. As pessoas também comentaram sobre a fala de Diego Hypolito, que comentou que usará os pontos que ganhou nas dinâmicas do McDonald’s para promover um Dia do Méqui em seu instituto.
Veja, abaixo, a lista das marcas que mais chamaram a atenção na oitava semana do BBB:
As marcas do BBB que mais chamaram a atenção nas redes sociais | ||
Marcas | Percentual de menções | Usuários únicos |
iFood | 13,89% | 1.456 |
McDonald’s | 9,69% | 1.477 |
MRV | 8,34% | 1.981 |
Mercado Livre | 8,14% | 1.372 |
Seara | 7,17% | 722 |
Stone | 6,37% | 1.339 |
Claro | 4,83% | 656 |
Pantene | 4,80% | 491 |
Amstel | 4,75% | 562 |
Rexona | 4,11% | 447 |
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