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Indústria publicitária deverá crescer 10,5% em 2024

De acordo com projeção da Warc, investimentos globais com publicidade deverão chegar US$1,07 trilhão neste ano


22 de agosto de 2024 - 16h06

A Warc, empresa de pesquisa e eficiência de marketing da Ascential, aponta que os investimentos globais em publicidade deverão aumentar 10,5% em 2024, alcançando a marca de US$1,07 trilhão.

(Crédito: Yellow Duck-Shutterstock)

De acordo com a empresa, esse é o melhor desempenho desde 2018, perdendo apenas para a recuperação da indústria pós-Covid em 2021, em que o crescimento chegou a quase 28% no ano a ano.

Além disso, há uma expectativa de que os investimentos em publicidade sigam crescendo nos próximos anos: 7,2% e 7% a mais em 2025 e 2026, respectivamente.

A empresa realiza as projeções com base em dados agregados de 100 mercados ao redor do mundo, e agora conta com um modelo de aprendizado de máquina em rede neural que projeta padrões de investimento em publicidade.

A tecnologia baseia-se em mais de dois milhões de pontos de dados macroeconômicos, receitas de proprietários de mídia e despesas de marketing dos maiores anunciantes do mundo, bem como tendências de consumo de mídia e inflação de custos de mídia.

De acordo com o levantamento, retail media (+21,3%), mídia social (+14,2%) e busca (+12,1%) deverão liderar o crescimento dos investimentos globais com publicidade. Juntas, são responsáveis por mais de 85% de todo o investimento on-line.

Projeções indicam que o retail media poderá representar 14,3% dos investimentos globais em 2024 — duas vezes mais do que o registrado em 2019. Neste sentido, Amazon domina com US$ 55,9 bilhões em receita de anúncios prevista, excluindo suas plataformas Twitch e Prime Video.

As redes sociais deverão faturar US$241,8 bilhões com publicidade neste ano. A Meta representa 62,6% do mercado atualmente, mas tem concorrido com a ByteDance, proprietária do TikTok. Hoje, a chinesa atrai 20,1% dos investimentos em mídia.

Além disso, é esperado que a inteligência artificial (IA) seja uma tendência que sustente a indústria publicitário nos próximos anos.

Contudo, a publicidade em buscas (excluindo retail media), que deverá alcançar US$223,8 bilhões neste ano, pode encarar justamente a IA como um obstáculo, dado o aumento das buscas impulsionadas por essa solução. Para o canal de buscas, o Google segue no top 1 em receita. Em 2025, sua receita de busca paga deverá ultrapassar US$200 bilhões pela primeira vez.

A TV conectada alcançará mais de US$ 35 bilhões para o mercado anunciante ao final do semestre. Em dois anos, o canal deverá representar quase um quarto (23,9%) de todo o investimento com publicidade em vídeo, chegando a US$46,3 bilhões.

Com participação em queda nos últimos 14 anos, a mídia tradicional, que abraça publicações impressas, rádio, TV linear e outros, pode chegar a US$ 270,5 bilhões, apenas 1,5% a mais do que no ano passado.

Indústria da América Latina

Na América Latina, especificamente, espera-se um crescimento de 6,2% em investimentos, totalizando US$ 32,1 bilhões em 2024. O Brasil segue como o maior mercado da região, com um crescimento que pode totalizar R$ 85,7 bilhões, na moeda local, um aumento de 7,5%.

A Warc prevê que, pela primeira vez neste ano, a publicidade online representará mais da metade (50,4%) do mercado publicitário brasileiro.

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