Influenciadores crescem no Facebook, aponta pesquisa da Emplifi
Apesar do declínio da plataforma, criadores de conteúdo cresceram na primeira rede social da Meta no último trimestre de 2023
Influenciadores crescem no Facebook, aponta pesquisa da Emplifi
BuscarInfluenciadores crescem no Facebook, aponta pesquisa da Emplifi
BuscarApesar do declínio da plataforma, criadores de conteúdo cresceram na primeira rede social da Meta no último trimestre de 2023
Meio & Mensagem
1 de março de 2024 - 6h00
Não é incomum encontrar análises sobre o declínio do Facebook. No entanto, o estudo #MS360FAAP, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital do Centro Universitário FAAP em parceria com a Emplifi, apontou um crescimento da rede social no último trimestre de 2023. De acordo com a pesquisa, a mediana de seguidores de influenciadores na plataforma teria superado os 466 mil. 60 mil a mais que o mesmo período do ano anterior.
Influenciadores crescem no Facebook (Crédito: AdobeStock)
O relatório é realizado trimestralmente, desde 2017, e analisa as principais contas no Facebook e Instagram. A edição também mostra que as páginas analisadas no Facebook, de todas as categorias, mantiveram uma média de 1 a 5 postagens por semana.
Apesar da ascensão dos vídeos curtos, o formato preferido na plataforma continua sendo o de foto, seja para marcas ou influenciadores. Porém, quando o assunto é engajamento, os criadores de conteúdo superaram as marcas com destaque para as lives que geram uma mediana de 273 interações.
Entre as categorias, o e-commerce foi o que obteve o maior índice de engajamento. Nesse recorte, o setor automotivo saltou de cerca de 5 mil interações para mais de 15 mil de um trimestre para o outro, sinalizando um possível aquecimento do setor.
No Instagram, o Reels se consolidou como o formato mais escolhido por marcas (37,4%) e influenciadores (44,7%). Na sequência, aparece o formato Carrossel que assume também o posto de formato com maior engajamento. Confira os resultados do trimestre anterior.
Compartilhe
Veja também
O que motivou o embate entre o Rumble e o ministro Alexandre de Moraes?
Ao lado da empresa de mídia de Trump, Rumble abriu processo contra o ministro sob a alegação de censura; STF determina bloqueio da plataforma por descumprimento judicial
YouTube Premium planeja versão mais barata e sem anúncios
Plano oferecerá podcasts e vídeos de dicas sem publicidade; videoclipes livres de anúncios seguem inclusos no YouTube Premium