Instagram lança anúncios para Stories
Com campanha da Skol, Brasil faz parte da primeira fase de testes, que inclui novas métricas
Com campanha da Skol, Brasil faz parte da primeira fase de testes, que inclui novas métricas
Igor Ribeiro
11 de janeiro de 2017 - 12h00
Atualizado às 13h57
O Instagram anuncia oficialmente a chegada de formatos publicitários ao Stories, ferramenta de vídeos curtos com stickers e textos que simula o Snapchat. Junto à ferramenta, a plataforma está implantando um sistema de visualização de métricas para perfis de marcas. O Instagram também divulga que já conquistou 150 milhões de usuários diários globais para o Stories desde seu lançamento, em agosto do ano passado.
Ainda em fase de testes, alguns usuários poderão ver, no decorrer das próximas semanas, peças de marcas como Airbnb, Netflix e Skol produzidas especialmente para o formato. Em meio à navegação entre histórias de páginas seguidas, poderá aparecer o conteúdo patrocinado de uma marca. Também são vídeos curtos de até 15 segundos ou fotos, em sequência, com fluxo de navegação igual ao de uma publicação orgânica: um toque para pular de um pedaço da história para o próximo; deslizar o texto para cima para mandar mensagens diretas; para à esquerda para voltar à postagem anterior; para a direita para a próxima; para baixo para sair do Stories. Um selo no canto da imagem com o logotipo do anunciante e a indicação “patrocinado” na parte inferior do anúncio mostram que é conteúdo de marca.
“Vamos começar o beta com 30 marcas, inclusive para verificar as métricas de alcance, e depois abriremos para mais anunciantes, já com as outras ferramentas e KPIs”, explica Vishal Shah, diretor global de produto do Instagram. Hoje já é possível mandar mensagens e clicar em links, mas a interatividade deverá aumentar nas próximas versões. “No futuro, além de ir ao site ou ao app store, a marca poderá criar algo ainda mais imersivo. Ao deslizar o dedo para cima, você vai se aprofundar na relação com a marca e seu conteúdo”.
Hoje há 500 mil anunciantes ativos mensais no mundo e nós também somos o maior mercado fora dos EUA de marcas usando a plataforma
Ainda não há previsão para essas novidades, mas Vishal explica que são necessários os testes iniciais, inclusive para verificar as métricas de alcance, com as marcas parceiras. Participam dessa primeira fase Adidas, Airbnb, Akbank, Asos, AT&T, Bacardi, Ben & Jerry’s, Blibli.com, Bud Light, Buick, Buzzfeed, Capital One, DSW, Electronic Arts, Hawkers, Live Nation, L’Oreal, Louis Vuitton, McDonald’s, Netflix, Nike, Noosa, Pepsi, Qantas, Renault, Shiseido, Skol, The Honest Company, T-Mobile, Turner Sports, Universal, Wendy’s, Yoox e Zalando.
Além dos Estados Unidos, essas campanhas rodam em mercados como Espanha, Reino Unido, Rússia, Dinamarca, Itália, França, Turquia, Japão, Argentina e México. E Brasil, segundo maior mercado do Instagram fora dos Estados Unidos – são 35 milhões entre os 600 milhões de usuários ativos globais. “Hoje há 500 mil anunciantes ativos mensais no mundo e nós também somos o maior mercado fora dos EUA de marcas usando a plataforma”, afirma Pérola Cussiano, líder de marketing de plataformas para o Brasil.
“Segundo uma pesquisa que fizemos, dois em cada cinco usuários brasileiros já fizeram compras inspirados por algo visto no Instagram, é o que chamamos de ‘inspiração à ação’. Por isso o nosso mercado é relevante para essa primeira fase”, explica Pérola. A campanha “Redondo é sair do seu quadrado”, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Skol, deve estrear no Stories em dois de fevereiro.
O mergulho das marcas no Instagram Stories
Métricas
Entre outras novidades, está a possibilidade de perfis de negócios verificarem as métricas de suas postagens no Stories. São basicamente quatro tipos de dados: alcance (reach), impressões (impressions), respostas (replies) e exits (saídas).
Alcance diz o total de audiência atingida pelo conteúdo, quantas pessoas viram a publicação. Impressões relata a frequência com a qual peças individuais foram vistas. É possível verificar se a pessoa viu até o fim, ou se ela parou e depois retornou para ver todo o material.
Repostas mostra a quantidade de mensagens enviadas à marca. “Muitas empresas experimentarem o Instagram como uma forma direta de se comunicar com as pessoas, de um para um”, explica Vishal. “Então queremos ajudar anunciantes a entender qual mídia em especial pode ter despertado interesse numa conversa, colaborando na construção melhores campanhas.”
Da mesma forma, saídas mostra quais pedaços do conteúdo poderiam ter causado rejeição, porque o usuário optou por sair do Stories justamente naquele instante. “Quando a pessoa toca a tela e continua na narrativa, apesar de não ter visto todas as peças inteiras, não conta como exit, pois o usuário seguiu no conteúdo. Se deslizou o dedo para baixo ou saiu do módulo Stories, então contabiliza uma exit”, conta o executivo.
Vishal reforça que a preocupação com verificação externa de métricas que tem afligido a companhia-mãe também é levada a sério no Instagram. “Hoje estamos trabalhando com os times de métricas do Facebook para trazer sistemas de verificação de terceiros, e também estamos em processo interno para melhorar a leitura de dados”, diz. “Ao mesmo tempo, para ajudar a construir confiança sobre o produto, estamos comprometidos a ser mais transparentes a respeito de problemas encontrados, sabemos da importância de comunicar isso e não empurramos mais os problemas para debaixo do tapete.”
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