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Interações nos perfis esportivos no Instagram cresceram no final de 2022

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Interações nos perfis esportivos no Instagram cresceram no final de 2022

Volume de interações nos perfis esportivos no Instagram cresceu 75% no último trimestre de 2022, segundo estudo Mídias Sociais 360º


2 de fevereiro de 2023 - 6h00

A quantidade de interações nos perfis esportivos no Instagram, no Brasil, cresceu 75% no último trimestre de 2022, comparado com os seis meses anteriores. Os dados são do estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), fruto de uma parceria entre o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) do Centro Universitário FAAP e a Emplifi, empresa especializada no monitoramento de redes.

Perfis esportivos no Instagram

Copa do Mundo impulsionou as interações nos perfis de esporte no Instagram (Crédito: Reprodução)

A pesquisa revela que a mediana de interações nos perfis de esporte no Instagram foi de 305.598. Ao longo do ano passado, esse número foi crescendo. No segundo trimestre de 2022, o número era de 173.892 e, no terceiro, de 265.921. Isso significa que, no último trimestre do ano passado, a quantidade de interações nesses perfis havia crescido 75% em relação aos resultados do estudo publicado em julho de 2022.

Segundo Thiago Costa, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, não só a Copa do Mundo, como a reta final do Campeonato Brasileiro e as finais da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana concentradas no mesmo período justificaram esse crescimento elevado no volume de interações nesses perfis.

Eleições e vídeos curtos

Apesar de as eleições estarem entre os assuntos mais falados nos noticiários no final do ano passado, no Instagram, elas não repercutiram entre as hashtags mais citadas. As expressões mais citadas estavam relacionadas aos feriados e datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e Dia das Crianças, assim como a eventos promocionais, como a Black Friday. Karina Bousso, professora e pesquisadora do NiMD-FAAP, explica que o tema eleições acabou ficando pulverizado em diversas hashtags e não em uma específica.

Os vídeos curtos, no formato dos Reels, do Instagram também tiveram destaque na última edição da pesquisa. Ele é o mais utilizado pelos influenciadores, representando cerca de 40,3% do total de publicações, porém, quando esse conteúdo é de marca, as postagens mais utilizadas são as imagens estáticas (41,7%), mas o Reels aparece em segundo lugar, com 30,1%. Vale destacar que o Reels passou a fazer parte das análises do #MS360FAAP somente desde a edição anterior do estudo.

Os veículos de imprensa no Facebook

Além do Instagram, o estudo analisa o Facebook. Nesta rede, as páginas da categoria “Mídia”, onde estão os veículos de imprensa que se mantiveram ao longo de todo ano como os de maior média de posts por semana – possuem a mediana mais alta de interações por página. O que chama a atenção nessa categoria é que há mais variedade e distribuição de reações nas postagens, sendo 2,01% de Raiva e 0,80% de Triste. Isso significa que o conteúdo de notícias gera bastante interação no Facebook.

Na rede social da Meta, os formatos de foto e vídeo continuam sendo os mais utilizados tanto pelas marcas quanto pelos influenciadores e estão crescendo na mediana de interações entre um período e outro. A mediana de interações por foto na categoria de influenciadores, por exemplo, cresceu cerca de 13% em relação ao trimestre anterior.

Na categoria de marcas, apesar de foto ser o formato mais utilizado, em 82,8% das postagens, a mediana de interações é a segunda mais baixa, perdendo apenas para o formato de Link. Entretanto, as interações sobem quando se trata de lives.

O relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), realizado desde 2014, passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicada a cada três meses, a pesquisa traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria.

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